Resumos

Ensalamento - Apresentações Orais

1 - Terça 2 - Quarta 3 - Quinta

Normas Gerais

  • Para o envio dos resumos expandidos, acesse a área interna do site do evento e clique no link "Envio de Resumos".

  • O envio dos resumos só será permitido após a efetivação do pagamento da inscrição, o que poderá demorar até dois dias úteis.

  • Os resumos deverão ser enviados até o dia 13 de maio de 2022 (prorrogado)

  • Ao realizar o cadastro do trabalho será necessário selecionar o tipo de resumo: "Resumo experimental/Revisão de literatura" ou "Relato de Experiência/Relato de Caso".

  • Os resumos do tipo "Resumo experimental/Revisão de literatura" poderão ser resultantes de projetos de pesquisa, ensino, extensão ou revisões de literatura não publicados. Neste caso, o resumo deverá ser dividido nos seguintes itens: Título (em caixa alta); Introdução e Objetivo (de 1000 a 2000 caracteres com espaço); Material e Métodos (de 1000 a 2000 caracteres com espaço); Resultados (de 1000 a 5000 caracteres com espaço); Considerações Finais (de 500 a 1000 caracteres com espaço) e Referências. 

  • As referências e citações deverão seguir o padrão estabelecido pela ABNT. Nas citações, utilizar o padrão autor-data.

  • Os resumos do tipo "Relato de Experiência/Relato de Caso" devem apresentar uma descrição detalhada de casos clínicos e conter características importantes sobre sinais, sintomas, procedimentos terapêuticos utilizados, característica do paciente, entre outros. Neste caso, a inserção do resumo será na forma de caixa de texto única sem divisões (até 10.000 caracteres), além de um espaço para referências.

  • É permitida a inserção de imagens no corpo do texto.

  • Trabalhos que envolvam animais ou seres humanos deverão mencionar, no item "Material e Métodos", a aprovação do respectivo Comitê de Ética.

  • Os resumos serão agrupados pelas seguintes áreas do conhecimento:

    • Ciências Agrárias

    • Ciências Biológicas e da Saúde

    • Ciências Exatas

    • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

    • Educação

  • O resumo poderá ter, no máximo, oito autores, incluindo o orientador.

  • No mínimo um dos autores do trabalho deverá inscrever-se no evento.

  • O sistema permite o cadastro de, no máximo, cinco resumos por inscrição. 

  • Haverá premiação em dinheiro e certificação para os melhores trabalhos de cada área do conhecimento (1º lugar - R$ 300,00 / 2º lugar - R$ 200,00 / 3º lugar - R$100,00), além de serem convidados a publicar nas Revistas Científicas do Centro Universitário Integrado, no sistema Fast-Track. 

  • Os melhores trabalhos serão anunciados no último dia do evento, durante o Festival de Música.  

  • NOVIDADE AGRÁRIAS: Nessa edição do Conccepar os participantes das áreas agrárias, além dos resumos expandidos, poderão publicar artigos completos de revisão ou científicos. As submissões de artigos completos devem apresentar resultados originais consolidados, advindos de revisão bibliográfica, pesquisas científicas ou de relato de casos. Essa categoria será publicada nos anais do evento e também na Revista Científica da Instituição, a Campo Digital. Para submissão nessa categoria, o participante deverá realizar o cadastro e submeter o artigo no site da revista, juntamente com o comprovante de inscrição no momento da submissão. Site: https://revista2.grupointegrado.br/revista/index.php/campodigital

 

Critérios de Avaliação dos Resumos

  • O resumo inscrito será analisado pela Comissão Científica, previamente formada para esta finalidade. 

  • A análise abrangerá os seguintes critérios: objetivos relevantes, metodologia adequada, aprovação em comitê de ética (quando cabível), resultados apresentados com clareza e conclusões pertinentes.

  • A qualidade do texto (gramática, ortografia e digitação) é de responsabilidade do autor e também será considerada como critério de avaliação, além da estruturação no formato adequado.

  • Todos os resumos serão verificados com ferramentas antiplágio.

  • O resultado de aceite estará disponível na área interna do site do evento até o dia 18 de maio de 2022.

  • Os resumos aceitos poderão ser apresentados sob a forma de painel ou por meio de comunicação oral, opção que deve ser feita pelo autor no momento da submissão. 

  • O nome do apresentador deve ser escolhido no momento da submissão do resumo. Cada participante poderá ser o apresentador de, no máximo, cinco resumos.

 

Painéis

  • Os resumos a serem apresentados sob a forma de painel, devem obrigatoriamente ser confeccionados em papel, obedecendo ao modelo definido pelo evento. 

  • Os custos de elaboração e confecção do painel serão exclusivamente dos autores.

  • O título do painel deverá ser o mesmo utilizado no resumo aprovado.

  • A apresentação se dará de forma presencial, na data designada no site do evento. 

  • Ao final da noite os painéis deverão ser retirados e depositados na caixa identificada. Esses painéis serão doados à Cooperresíduos e à Associguá - Associação dos Trabalhadores com Materiais Recicláveis da Vila Guarujá.

  • Sugestão de local para impressão: Copymaq. Contato: (44) 99837-9899 ou copymaq22@gmail.com

 

Comunicações Orais

  • A apresentação dos resumos cujos autores optarem pela comunicação oral ocorrerá de forma online, utilizando a plataforma Google Meet.

  • Será publicado o ensalamento dos trabalhos aceitos, contendo o horário e link da sala de transmissão em que os trabalhos serão apresentados. 

  • A apresentação será remota e é de responsabilidade do apresentador possuir uma conexão estável com a internet durante as sessões.

  • O autor disporá de 15 minutos para apresentação do trabalho e de 5 minutos para debates.

  • Em caso de ausência dos autores será respeitada a programação original das apresentações.

  • Cada sessão será moderada por um convidado da área, que coordenará os debates e assegurará o cumprimento dos horários.

  • Fica a critério do autor a utilização de slides, mas, caso opte por utilizar, é obrigatória a utilização do modelo constante no site do evento.