Resumos

Normas Gerais

  • Para o envio dos resumos, acesse a área interna do site do evento e clique no link "Envio de Resumos".
  • O envio dos resumos só será permitido após efetivação do pagamento da inscrição, o que poderá demorar até dois dias úteis.
  • Os resumos deverão ser enviados até o dia 12 de abril de 2020.
  • Ao realizar o cadastro do trabalho será necessário selecionar o tipo de resumo: "Resumo experimental/revisão de literatura" ou "Relato de Experiência/Relato de Caso".
  • Os resumos do tipo "Resumo experimental/revisão de literatura" poderão ser resultantes de projetos de pesquisa, ensino, extensão ou revisões de literatura não publicadas. Neste caso o resumo deverá ser dividido nos itens: Título (em caixa alta), Introdução e Objetivo (de 1000 a 2000 caracteres com espaço), Material e Métodos (de 1000 a 2000 caracteres com espaço), Resultados (de 1000 a 5000 caracteres com espaço), Considerações Finais (de 500 a 1000 caracteres com espaço) e Referências.
  • Os resumos do tipo "Relato de Experiência/Relato de Caso" apresentam uma descrição detalhada de casos clínicos e contêm características importantes sobre sinais, sintomas, procedimentos terapêuticos utilizados, característica do paciente, entre outros. Neste caso, a inserção do resumo será na forma de caixa de texto única sem divisões(até 10.000 caracteres), além de um espaço para referências.
  • Trabalhos que envolvam animais ou seres humanos deverão ter mencionada, no item “Material e Métodos”, a aprovação do respectivo comitê de ética.
  • O resumo poderá ter, no máximo, oito autores, incluindo o orientador.
  • No mínimo um dos autores do trabalho deverá inscrever-se no evento.
  • O sistema permite o cadastro de, no máximo, cinco resumos por inscrição. Portanto, cada participante poderá ser o apresentador de, no máximo, cinco resumos.
  • O resumo inscrito será analisado pela Comissão Científica (conforme critérios estipulados na seção seguinte).
  • O resultado de aceite estará disponível na área interna do site do evento até o dia 18 de maio de 2020.

Critérios de Avaliação dos Resumos

  • A análise abrangerá os seguintes critérios: objetivos relevantes, metodologia adequada, aprovação em comitê de ética (quando cabível), resultados apresentados com clareza e conclusões pertinentes.
  • A qualidade do texto (gramática, ortografia e digitação) é de responsabilidade do autor e também será considerada como critério de avaliação.
  • Todos os resumos serão verificados com ferramentas antiplágio.

Apresentação

  • Os resumos aceitos serão apresentados sob a forma de painel.
  • Haverá uma exceção para os trabalhos da área de Direito, sendo que todos os resumos aceitos dessa área serão apresentados por meio de comunicação oral.
  • Os melhores trabalhos das demais áreas serão convidados a apresentar por meio de comunicação oral.
  • O nome do apresentador deve ser escolhido no momento da submissão do resumo. Conforme mencionado anteriormente, cada participante poderá ser o apresentador de, no máximo, cinco resumos.
  • Os resumos serão agrupados pelas seguintes áreas do conhecimento:
    • Ciências Agrárias
    • Ciências Biológicas e da Saúde
    • Ciências Exatas
    • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
    • Educação
Painéis
  • O apresentador do trabalho deverá permanecer junto ao painel, durante todo o tempo da seção, para responder aos questionamentos dos visitantes e dos avaliadores.
  • Não serão aceitas apresentações por terceiros (não autores).
  • Não serão aceitos painéis que não obedeçam às normas gerais de tamanho e legibilidade.
  • Os painéis deverão ser afixados no local da apresentação (a ser divulgado no site do evento) a partir das 19 horas do dia correspondente a sua apresentação e retirado às 23 horas. Os painéis não retirados serão descartados pela organização do evento. Qualquer alteração de horário será informada no site do evento.
Normas de Formatação dos Painéis
  • O painel deverá apresentar as seguintes dimensões: 0,80 m (largura) x 1,20 m (altura), de acordo com o modelo disponibilizado pela Comissão Científica.
  • A impressão deverá, preferencialmente, ser feita em papel (nas dimensões acima), com possiblidade de pendurá-lo.
  • O título deverá ser o mesmo utilizado no resumo e ser escrito em fonte Arial, tamanho 80, letras maiúsculas, em negrito e alinhamento centralizado.
  • Abaixo do título, inserir os nomes dos autores seguidos pela instituição e e-mail, em fonte Arial, tamanho 50, alinhamento centralizado. O nome do autor que apresentará o trabalho deverá estar sublinhado.
  • As três palavras-chave deverão ser escritas com letra inicial maiúscula em fonte Arial, tamanho 35, separadas por ponto e vírgula.
  • O corpo do painel deverá ser feito, de preferência, com o mínimo possível de texto em cada item, fonte Arial, tamanho 40, privilegiando ilustrações (figuras, diagramas e tabelas).
Comunicações Orais

Os trabalhos que forem convidados para apresentação oral, bem como os trabalhos do curso de Direito deverão seguir os critérios abaixo:

  • O autor disporá de 15 minutos para apresentação do trabalho e de 5 minutos para debates.
  • Todas as salas estarão equipadas com projetor multimídia e computador.
  • Em caso de ausência dos autores será respeitada a programação original das apresentações.
  • Cada seção será moderada por um convidado da área, que coordenará os debates e assegurará o cumprimento dos horários.