Introdução e Objetivo
O SUS tem como princípios a sua descentralização, universalização e regionalização dos serviços prestados a sociedade. Para promover um melhor serviço e acessibilidade a todos, foi criado o (NASF) núcleo de apoio à saúde da família. O NASF atua de acordo com as culturas regionais para se obter um melhor resultado em relação a promoção da saúde à família. A realização desse trabalho é útil para compreender como se dá a inserção do profissional de educação física na saúde, especificamente no NASF, além de auxiliar em um olhar mais amplo em relação a esse programa tão importante para saúde. Seu objetivo geral foi verificar a opinião dos agentes comunitários de alguns postos de saúde de Campo Mourão, sobre a importância do profissional da Educação Física dentro do NASF. Os objetivos específicos foram analisar a opinião dos agentes comunitários em relação ao curso de Educação Física e verificar qual a eficácia de atuação do profissional de Educação Física na área da saúde.
Metodologia
Essa pesquisa é descritiva de caráter qualitativa. O trabalho de descrição tem caráter fundamental em um estudo qualitativo, pois é por meio dele que os dados são coletados”. A coleta de dados foi realizada em dois postos de saúde de diferentes bairros do município de Campo Mourão, Paraná. Foram entrevistados sete agentes comunitários sendo dois deles do posto de saúde do Jardim Paulista e quatro do Jardim Lar Paraná. O questionário é composto por cinco questões subjetivas, abordando sobre questões de formação e atuação do profissional de Educação Física, dentro no NASF. A coleta foi realizada nos postos de saúde do Jardim Paulista e Jardim Lar Paraná, considerados unidades de saúde importantes no município para atendimento do NASF.
Resultados
A partir da coleta de dados constatou-se que, de acordo com os agentes comunitários de saúde, o profissional de educação física tem grande importância dentro do NASF. Os três agentes comunitários do Jardim Paulista afirmaram que o profissional de educação física ensina e auxilia as pessoas a realizarar exercícios físicos, prevenindo futuras doenças e ajudando no tratamento de algumas. Uma agente colocou que o principal exercício que o profissional passa para os pacientes é a caminhada, abordando sobre a boa aplicação e ensino do exercício. Em contrapartida, em outra entrevista, uma agente disse que o NASF tem auxilio de três profissionais: o nutricionista, fisioterapeuta e psicólogo, não citando o educador físico como um profissional atuante na área. Todas elas falaram que o trabalho do NASF é muito importante, pois auxilia na saúde de família e que tem muitos pacientes que não conseguem andar ou se locomover até as unidades de saúde, fazendo o atendimento na residência, ajudando muito a vida deles. Mas também falaram que há uma preocupação muito grande em relação aos investimentos nesse sistema de trabalho, sendo precária. Elas trabalham em média 9 anos nesta área da saúde, tendo uma leve variação de uma para outra, tendo assim uma ampla experiência nessa área. Diante dessa experiência adquirida, uma agente falou que falta muitos profissionais na área, principalmente da educação física. Ela afirmou que tem apenas dois profissionais de educação física trabalhando no NASF de Campo Mourão e que os mesmos não conseguem dar conta das 16 unidades de saúde. Eles podem até começar alguma atividade com o paciente, porém não conseguem dar continuidade. Além disso os mesmos ficam à disposição da prefeitura, e quando tem algum evento que necessite deles, deixam de trabalhar no NASF naquele instante para trabalhar para a prefeitura do município. Em relação a formação do profissional da educação física uma citou que o profissional sai preparado para trabalhar no NASF, mas precisa se especializar mais na área. As outras duas falaram que o profissional de educação física não está preparado para trabalhar na saúde logo após o termino do curso, e que não é apenas o profissional de educação física e sim, todos os profissionais da área da saúde.
Considerações Finais
Constatou-se que, embora dentro do SUS haja uma deficiência estrutural, influenciando no bom atendimento, a existência do NASF é de extrema importância, pois além de ter um cuidado especial com a família, atende pacientes no domicílio. Também concluiu-se que os profissionais de educação física não saem do curso com um total preparo para atuar na área da saúde, principalmente pela falta de contato com este campo. Entretanto, se utilizados da forma correta, são de grande utilidade para o NASF.