Introdução e Objetivo
Educação Física surgiu no século XVIII, em estudos de filósofos preocupados com a educação. A criança enquanto ser em formação, passou a ser entendida como um elo de corpo, mente e espírito. A disciplina, enquanto componente curricular deve ter o papel de produzir indivíduos produtores de conhecimento e que sejam capazes de se posicionar criticamente. O número de doenças crônicas, sobretudo em crianças e adolescentes vem aumentando gradativamente em todo o mundo. Isto se dá por meio de diversos fatores, entre eles, o hábito da má alimentação e outros maus hábitos de vida desde idades menores. Nas últimas décadas, o sobrepeso e a obesidade vêm ganhando destaque no cenário mundial, ocorrendo tanto em países desenvolvidos como aqueles em desenvolvimento, que é o caso do Brasil. O presente artigo objetivou verificar o índice de massa corporal (IMC) dos alunos do ensino fundamental séries finais da Escola Estadual Rio Verde do município de Juranda PR.
Metodologia
Para avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC) utilizou-se as medidas sobre o peso e a altura, ainda que seja um índice rudimentar de quantificar a obesidade, ele classifica a criança e antecipa o risco de doenças. O peso foi medido através de uma balança e a altura com fita métrica. O Índice de massa corporal (IMC) é determinado através do calculo da razão entre a medida de massa corporal em quilogramas pela estatura em metros elevada ao quadrado (IMC = peso / (altura)². Está é uma pesquisa de natureza quantitativa de caráter descritivo. A análise de dados nesta pesquisa dar-se-á sob forma de estatística descritiva apresentando em gráficos percentuais.
Resultados
Dos 17 alunos do gênero masculino avaliados, 47% dos meninos estão dentro do peso ideal (8 meninos), 18% estão abaixo do valor ideal (3 meninos) e 35% dos alunos avaliados estão acima do peso ideal para sua idade (6 meninos). Das 20 meninas avaliadas, 25% encontra-se acima de seu peso ideal (5 meninas), 30% estão abaixo do peso (6 meninas) e 45% estão dentro do seu peso ideal (9 meninas). Vale ressaltar que o IMC pode ser utilizado como um dos indicadores do perfil nutricional e que atualmente observa-se, já nas escolas da rede pública uma tendência de aumento no número de crianças que apresentam sobrepeso. De forma geral, meninas apresentam um grau de normalidade maior que os meninos. Entre os alunos que estão abaixo do peso predomina o sexo feminino, e em sobrepeso por uma diferença pequena aparecem os meninos. O fator que mais influencia na obesidade infantil é a obesidade dos pais, sendo ela considerada um mapa genético, bem como das influências ambientais, entre elas o mesmo ambiente familiar. Dessa forma, a avaliação passa a ser um aspecto importante nas aulas de Educação Física para auxiliar os professores a medirem níveis atuais de capacidades físicas, motoras através das coletas de dados. Sendo assim, com as avaliações feitas pode-se começar uma discussão com os alunos sobre saúde, os ricos sobre baixo peso ou principalmente o sobrepeso, que pode acarretar em varias doenças como Diabetes tipo 02, Doenças cardíacas e infarto, Câncer, Apneia do sono, Osteoartrite, Doença na vesícula biliar, Doença do fígado gorduroso com risco a morte do individuo em um futuro próximo, cabe ao professor discutir e encontrar formas de combater este mal que atinge uma grande parte da população brasileira.
Considerações Finais
Conclui-se que a verificação do IMC nos estudantes do ensino fundamental séries finais da Escola Estadual Rio Verde do município de Juranda PR foi de extrema importância devido à conscientização dos alunos enquanto obesidade e sobrepeso, importância de atividade física fora do âmbito escolar, curiosidade dos alunos sobre este tema e ainda o reconhecimento dos professores da importância de se trabalhar a importância e a conscientização da obesidade infantil.