Introdução e Objetivo
Nos dias atuais, estamos passando por mudanças no país, com um constante aumento da população e do custo de vida. Com isso, a indústria da construção civil procura desenvolver métodos mais simples, com menor impacto ao meio ambiente e com o melhor custo benefício, pois os métodos utilizados levam mais tempo para a conclusão da obra, e utilizam cerca de 40% a 75% de recursos naturais.
Com isso a utilização do novo estilo de construção, o Steel Frame no Brasil vem trazendo benefícios, tanto para o meio ambiente quanto para seus usuários, pois além de ser mais barato, e mais rápido do que uma construção convencional, não gera resíduos.
O trabalho procura apresentar o estilo de construção Steel Frame, o qual é o método rápido, limpo, com ótimo custo benefício, mas sofre uma grande desconfiança devido à falta de informação e a mão de obra especializada, já em outros países esse método é utilizado em aproximadamente 90% das edificações.
Metodologia
Para elaboração do artigo, foram realizadas pesquisas bibliográficas em relação a métodos alternativos sustentáveis utilizados na construção civil, tendo como foco a construção Steel Frame.
O estudo foi elaborado a partir do uso de tópicos importantes a serem abordados em conjunto com pesquisas de campo com empresas que atuam com o método de construção Steel Frame.
Resultados
Com a elaboração da pesquisa sobre o assunto deste método de construção, nota-se que assim como qualquer outro modo de executar uma obra, a tecnologia Steel Frame possui vantagens e desvantagens, com o aprofundamento do estudo, conclui-se que as vantagens existentes neste método ficam bem à frente das desvantagens.
Com o Steel Frame, o tempo de execução de uma obra é muito mais rápido comparando-se com o método de construção convencional (alvenaria). Sua principal característica é por ser uma construção a seco, que só utiliza concreto em fase inicial, a de fundação, onde geralmente é utilizado o modelo de radier. Com isso a obra pode acabar se tornando mais limpa do início ao fim da execução.
O processo é muito rápido, e com uma mão de obra especializada, se torna de muita facilidade sua execução. Sua manutenção é muito barata pois os materiais que compõe esse estilo de execução de projeto são todos recicláveis, contribuindo assim também com o meio ambiente, não gerando resíduos e não utiliza grande recursos naturais.
Considerações Finais
Com o propósito, buscou-se apresentar o desenvolvimento do método de construção Steel Frame, caracterizado pela construção em aço leve. O método não é muito conhecido no Brasil.
O artigo revela as principais vantagens e dificuldades que esse processo sofre para ser reconhecido no mercado brasileiro, devido a barreira cultural existente e a falta de mão-de-obra especializada.
O sistema Steel frame, demostra grande potencial de mercado por ser um método sustentável, rápido e de menor custo.