Introdução e Objetivo

As imagens de radar  de domínio público  disponíveis no sistema Earth Explorer da NASA  geradas pelo sistema  SRTM 1 Arc, possuem resolução de 30 x 30 metros/pixel sendo utilizadas como  base em diversos estudos geomorfológicos para aplicação em projetos de engenharia e meio ambiente. O emprego das imagens no  software SIG QGIS versão 2,10,1 permitiu  a   análise do perfil topográfico e altimétrico do terreno pela classificação de diferença espectral de pixels segmentados por isolinhas com os  níveis de  altitudes e os sistemas hidrográficos de drenagem de uma área de 11.000 Km². Assim neste  trabalho o objetivo foi identificar a declividade do terreno de uma região agrícola considerando o  sistema  de hidrográfico para uma avaliação preliminar das redes de drenagem  da região,  formadas por caminhos preferenciais da água, tomadas de decisão para uma melhor gestão, planejamento das formas de manejo, proteção e aproveitamento dos recursos hídricos.

Metodologia

Foram utilizadas duas imagens da região disponíveis no sistema de pesquisa do site http://earthexplorer.usgs.gov/ da NASA, sendo a imagem  SRTM1S25W052V3 e SRTM1S25W053V3, com data de aquisição de 11 de setembro de 2000. As imagens possuem metadados georeferenciados em formato GeoTIFF. A característica principal da imagem são as diferenças de níveis de cinza que representam a altimetria do terreno. Para avaliação das imagens e delimitação da área foi utilizado o software QGIS 2.10.1, onde  posteriormente   foi desenvolvidos um modelo numérico do terreno com base nos dados de diferença dos níveis de cinza dos pixels da imagem SRTM.  

Resultados

O modelo digital criado se mostrou eficiente para verificação dos perfis topográficos e identificação da hidrografia e direção do sistema de drenagem. A partir do modelo numérico foi gerado o modelo da rede de drenagem com base nas classes de declividade, permitindo traçar isolinhas de delimitação das regiões criando  um mapa hidrográfico sobreposto a outros dados vetoriais que simulam a direção do caminho preferencial das águas pelo sistema de drenagem nas unidades altimétricas do terreno.

Os arquivos vetoriais poderão ser convertidos para qualquer extensão para serem bases no estudo de mapeamento  da região com uso de outros softwares de GIS e CAD, permitindo iniciar uma rede de avaliação e pesquisa que serão fundamentais  no manejo dos recursos hídricos e melhor aproveitamento das águas, principalmente no sistema de produção agrícola, onde existe uma certa dificuldade de irrigação decorrente do perfil topográfico acidentado que faz o rápido escoamento das águas pluviais e a ausência de água em algumas regiões mais altas nos períodos mais secos do ano. 

Considerações Finais

O uso das imagens do sistema SRTM é uma importante ferramenta no estudo hidrográfico e de sistemas de drenagem, pois permite a espacialização das unidades do relevo e um reconhecimento prévio de sua composição principal. Os produtos deste  trabalho permitirão que sejam tomadas  decisões futuras na melhor gestão dos recursos hídricos da região de Poema, além de serem base para aplicação em outros  estudos técnicos e científicos.