Introdução e Objetivo

A logística é o trabalho realizado para mover e posicionar itens de modo a atender as demandas dos clientes e a armazenagem é uma atividade intrínseca à logística, devendo ser gerida para um bom desempenho organizacional. Visto que o a armazenagem pode ter impacto sobre o desempenho das operações, o objetivo desse trabalho é propor uma metodologia para o planejamento do layout de armazéns, a metodologia proposta foi aplicada em uma empresa produtora de produtos odontológicos localizada no município de Campo Mourão. Atualmente, a empresa tem problemas de má organização e identificação dos itens no armazém, esses problemas também dificultam o trabalho de movimentação de itens do estoque. Para a elaboração da proposta de layout foi desenvolvida uma metodologia onde a capacidade física necessária de estoque foi estimada com auxílio de uma previsão de estoques.

Metodologia

Foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre layout de armazéns, nessa pesquisa foram identificados os critérios a serem considerados para otimizar-se a planta de um armazém. Com base na pesquisa bibliográfica, foi elaborada a metodologia que consiste na representação em escala reduzida do layout da empresa, das prateleiras e dos gaveteiros (subconjuntos das prateleiras utilizados no acondicionamento de componentes de estoque). Após isso é necessário o uso de uma previsão de demanda para conhecer as necessidades de estoque. Conhecendo a necessidade e a capacidade dos gaveteiros para os itens, então, os gaveteiros são planejados nas prateleiras de acordo com a necessidade de componentes. Por fim são planejadas as prateleiras no layout de modo que procura-se otimizar o uso do espaço e a movimentação no armazém por meio de critérios identificados na pesquisa bibliográfica. Para representar e planejar os componentes do layout em escala reduzida foi utilizado o software Visio.  

Resultados

Por meio do software Visio foi possível simular a ocupação das prateleiras pelos itens e gaveteiros, como o Visio é um software 2D os itens precisaram ser representados sobre uma escala frontal e superior, apesar disso o Visio se mostrou eficaz e bem flexível.

Foram utilizados alguns critérios para a elaboração metodologia e o planejamento dos itens nas prateleiras. Os itens foram classificados conforme as famílias de produtos que fazem parte, pois cada família apresenta diferentes demandas, assim procurou-se colocar os itens de uma mesma família em uma mesma prateleira, favorecendo a sua identificação e movimentação. Seguiram-se as recomendações da literatura no planejamento, de modo que no layout proposto foi sugerido que itens mais pesados também fiquem próximos às saídas do armazém para as linhas de montagem, assim como os itens de maior demanda por apresentarem maior fluxo de movimentação. Pois dessa forma espera-se reduzir o trabalho da movimentação de materiais.

Apesar de as prateleiras terem sido planejadas conforme as famílias de produtos, em um dos casos dois itens do mesmo tipo, porém de duas famílias distintas de produtos foram colocados em uma mesma prateleira, classificando assim a prateleira conforme o tipo de item não sua família, isso ocorreu para que não fosse necessária a aquisição de mais prateleiras.

De maneira geral as prateleiras que contém famílias de produtos de maior demanda foram planejadas mais próximas às saídas, favorecendo a organização e movimentação dos materiais. 

Considerações Finais

A metodologia elaborada para propor a modificação do layout e planejar alocação dos itens se mostrou eficaz para essa função permitindo, também planejar a aquisição de mais gaveteiros plásticos. Por meio da metodologia elaborada também foi possível fazer proposições quanto à otimização da movimentação dos materiais no armazém. Assim espera-se reduzir a movimentação de matérias no armazém otimizando o trabalho.   Sugere-se que em trabalhos semelhantes teste-se a aplicação de softwares 3D.