Introdução e Objetivo

O uso da matemática está em todos os momentos na vida de uma criança. Mas na vida escolar muitas vezes ela se torna o terror da garotada.

Muitas crianças passam por isso e carrega para a sua vida inteira o chamado “ansiedade da matemática” que é um conjunto sensações que dificultam o desenvolvimento cognitivo do educando.

Nas séries iniciais onde essas técnicas se iniciam, as aulas devem ser mais agradáveis, há diversos recursos que os professores podem utilizar como, por exemplo, os jogos e as atividades lúdicas, que irão trabalhar as diversificadas áreas, como: desenho, escrita, leitura, aritmética.  

E sob esta ótica o presente estudo teve por objetivo conhecer as práticas relacionadas com Material Dourado que Maria Montessori propõe para o desenvolvimento no ensino da matemática.

Metodologia

Para a realização do presente estudo utilizou-se de uma pesquisa qualitativa que por meio de um estudo bibliográfico, oportunizou uma breve biografia de Maria Montessori que ao longo de sua vida desenvolveu diversos materiais de apoio para ampliar o raciocínio no ensino da matemática, materiais esses, como por exemplo, os blocos, os encaixes sólidos, a caixa de numeração e o material dourado, que por sua vez apropria-se de jogos para a sua utilização com eficiência.

 

Resultados

A partir dos estudos realizados observou-se que Montessori buscou descobrir qual o ambiente adequado para cada criança, os princípios de sua pedagogia e desenvolve diversos materiais todos com intuito de beneficiar no processo da autonomia, observação, percepção e desenvolvimento das habilidades motoras da criança em cinco áreas desenho, escrita, leitura, aritmética e nas ciências. 

Esses materiais são criados e classificados nas seguintes categorias:

Material de desenvolvimento destinado à educação sensorial;

Material de desenvolvimento para as atividades de vida prática;

Material de desenvolvimento para aquisição da cultura.

Respectivamente para o material sensorial são construídos por uma série de objetos agrupados segundo uma determinada qualidade dos corpos, tais como cor, forma, dimensão, som, grau de aspereza, peso e temperatura.  Para a vida prática são exercícios voltados à exatidão no manuseio de objeto, no qual irá trabalhar a atenção e a realização das atividades na inter-relação dos movimentos. E, por fim, a utilização dos materiais para aquisição da cultura, tem por objetivo levar a criança à compreensão da lógica processual no uso da língua e motivar o raciocínio lógico no trabalho com algoritmos num contexto real de atividades de caráter simbólico-concreto, pelas vias dos materiais autoeducativos. 

Montessori criou também o Material Dourado no qual compõe-se de um cubo de madeira, cuja divisão é marcada por sulcos e representada o milhar. A centena é representada por um quadro com sulcos também, feito em dez linhas, e de dez colunas, representando dez barras unidas. A dezena é uma barrinha com dez linhas e as unidades são pequenos cubos.

Nesse sentido, a utilização deste material pode auxiliar a compreensão do sistema de numeração, identificar que os números possuem um valor posicional.  Assim, o educando é capaz de transformar o conhecimento abstrato em conhecimento real. 

Considerações Finais

Após a realização do presente estudo pode-se perceber que a utilização de recursos concretos contribui de maneira significativa para o processo do ensino e aprendizagem. 

Neste contexto, o Material Dourado se apresenta como instrumento em que a criança possa adquirir a noção de quantidade, formar o conceito de separar, reunir e repartir proporcionado ao aluno o estímulo para um pensamento lógico. Assim, o educando é capaz de transformar o conhecimento abstrato em conhecimento real.