Introdução e Objetivo

Os profissionais preocupados com os recursos naturais finitos procuram com interesse materiais e técnicas construtivas que minimizem os impactos ambientais ocasionados pela construção, sendo assim, após 25 anos de estudos, pesquisas e teste, sobre o tijolo ecológico, este provou ser muito mais resistente do que o tijolo comum.

De acordo com a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), o tijolo ecológico é a resultante da mistura intima de solo, cimento Portland e água, que quando compactados na umidade e sob a máxima massa especifica seca, em proporções previamente estabelecidas, adquire resistência e durabilidade através das reações de hidratação do cimento.

A primeira obra no Brasil a utilizar o tijolo ecológico foi em 1945, uma casa de bombas para abastecer as obras do aeroporto de Santarém- Pará, com 42 m².

Esta pesquisa teve como foco as vantagens e desvantagens na utilização do tijolo ecológico.

Metodologia

Este estudo foi caracterizado como uma pesquisa qualitativa e bibliográfica. O seu desenvolvimento teve como base documentos já elaborados e acessíveis publicamente, recebendo as interpretações necessárias para sua execução.

            Foram consultados sites específicos para pesquisa científica, artigos, dissertações e materiais que discorriam sobre tijolos ecológicos.

Resultados

Os estudos tiveram como resultados que o tijolo ecológico, oferece maior durabilidade e resistência.

Contudo, as vantagens do Tijolo ecológico, além de causar menos impacto à natureza e ser mais durável, devido a sua resistência ser 6 vezes maior que o do tijolo comum, ainda oferece um isolamento térmico e acústico. Além disso, não necessitam de ruptura da alvenaria para passar as instalações elétricas e hidráulicas, pois toda tubulação e ligações elétricas são embutidas em seus furos, evitando o desperdício do “quebra-quebra”, proporcionando uma diminuição significativa no custo da obra.

A desvantagem ocasionada ao uso desse material, é que se por um lado economiza-se na compra de materiais, por outro pode-se gastar um pouco mais por necessitar de uma mão de obra mais qualificada, já que este tijolo exige um pedreiro com conhecimentos de técnica de aplicação do mesmo.

Entretanto, as vantagens ecológicas são que os Tijolos Ecológicos são curados com água e sombra, diferente dos tijolos convencionais que dependem da queima de milhares de lenhas em fornos, contribuindo demasiadamente com o aquecimento global e com desmatamentos. Estima-se que, para cada mil tijolos ecológicos fabricados, de sete a doze árvores sejam poupadas.

Considerações Finais

A partir dos fatos apresentados sobre o tema, conclui-se que este é o melhor material a ser utilizado em uma obra, pois oferece maior durabilidade e resistência. Pode-se afirmar também que este é um material que irá se manter no padrão de resistência aproximado, que muitos fatores afetam sua fabricação, tornando pouco os fatores que afetam o tijolo ecológico, que são: tipo de solo, de cimento, umidade, compactação e homogeneidade da mistura, assim como a idade e o processo de cura.