Introdução e Objetivo

A determinação da escolha de um modal de transporte ideal para atender as funções logísticas de uma organização, busca identificar a melhor opção de cenários logísticos baseado no menor custo combinado com as melhores opções de serviços, como pontualidade e outros. O objetivo é identificar qual modal minimiza os custos e distribuição, dentro de uma faixa de valores por quilo de produto distribuído nos percursos em estudo. As influências das características dos modais são determinantes na otimização dos custos.

Esse estudo tem como objetivo, demonstrar através de pesquisa bibliográfica como está o setor logístico no Brasil atualmente, o impacto das decisões governamentais e os critérios de escolha do modal a ser utilizado pelas empresas.

Justifica-se a elaboração do estudo, pela finalidade que o mesmo tem de explorar o cenário atual da logística e os modais utilizados no território brasileiro. 

Metodologia

Para a realização do estudo, utilizou-se os métodos de abordagem qualitativo. Quanto aos fins, a pesquisa classifica-se como descritiva e quanto aos meios, como pesquisa bibliográfica. Descritiva porque procurou descrever sobre a situação atual do sistema logístico brasileiro e o impacto das decisões governamentais e critérios de escolha do modal a ser utilizado pelas empresas. Classifica-se como bibliográfica, porque foram consultados sites especializados de pesquisa, artigos, mídias eletrônicas, em que foram levantados diversos pontos sobre os modais existentes em território brasileiro. A partir destes estudos, foi realizada uma análise do atual cenário logístico do país, assim como pesquisado os principais benefícios de cada um dos modais e as tendências do setor logístico brasileiro para os próximos anos.

Resultados

Com a pesquisa bibliográfica, foi possível constatar que os principais modais encontrados em território brasileiro são: rodoviário, ferroviário, hidroviário, aeroviário e dutoviário.

As ferrovias deveriam ser o grande modal de transporte brasileiro, contudo, isto nunca aconteceu e, durante vários anos ficou restrito ao transporte de minério e combustíveis. O processo de sucateamento e abandono pelo qual passou impediu qualquer utilização racional desse modal, que quase desapareceu da matriz de transporte brasileira.

Destaca-se também, que no Brasil, por razões históricas específicas, o transporte de mercadorias e pessoas é essencialmente rodoviário. São movimentados em caminhões aproximadamente 62% do total das toneladas-quilômetro e em ônibus e automóveis, 96% dos passageiros-quilômetro. Se excluído do total o transporte de minério de ferro (que corresponde a cerca de 60% da movimentação do transporte ferroviário), os caminhões transportam mais de 70% das cargas do país. Não há perspectiva de mudança significativa num horizonte de médio prazo.

Não há dúvida de que a privatização das operações portuárias é benéfica e se constitui num pilar fundamental para o crescimento econômico sustentado. O fato de as ferrovias terem igualdade passada para as mãos privadas foi alvissareiro, pois ambos os modais se completam e, quando isso ocorre sem traumas, os custos caem e as operações se tornam mais ágeis. Um exemplo, entre muitos, é a melhoria da ferrovia interna do porto de Santos, que permite que maior volume de cargas entre e saia por trilhos.

O fato da economia brasileira estar muito calçada no agronegócio fará, por um bom tempo, a logística dos granéis o grande desafio. Nesse setor, o transporte responde por 60% ou mais dos custos logísticos, sendo afetado por muitos problemas de infraestrutura. O sistema logístico brasileiro é tido como pouco confiável, uma vez que ocorrem atrasos constantes e perdas por roubos, acidentes e avarias. A maneira que os organizadores logísticos encontram para se proteger dos riscos e incertezas (atrasos, anulação de entregas, etc.) é a constituição de grandes estoques. Comparado com o sistema norte-americano, a logística brasileira carrega, em média, 22 dias adicionais de estoque (equivalente a um investimento adicional estimado em R$ 118 bilhões).

Considerações Finais

A partir do levantamento dos pontos positivos e negativos de cada modal foi possível conhecer os principais modais utilizados no Brasil e qual o melhor e mais viável a ser utilizado.

É importante destacar, o transporte rodoviário, tendo como benefícios a manipulação de lotes pequenos em médias e curtas distâncias e a entrega da mercadoria no local desejado. Porém apresentando maiores problemas quanto ao frete, o qual é muito baixo para os transportadores e alto para os contratantes.