Introdução e Objetivo
A Segurança do Trabalho pode ser entendida como o conjunto de medidas adotadas, visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho das pessoas envolvidas. Entre os principais riscos ergonômicos aos quais estão expostos os trabalhadores da construção,temos:
•Esforço físico intenso;
•Levantamento e transporte manual de carga;
•Excesso de horas de trabalho;
•Outros fatores que provocam stress físico e/ou psíquico.
As lesões ocupacionais causadas pela exposição a estes riscos afetam a saúde física e mental dos trabalhadores, interferindo diretamente na sua produtividade e qualidade de vida.
Segundo dados do Ministério do Trabalho e Providencia Social, no ano de 2013, 101.814 trabalhadores foram diagnosticados com lesões e doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo.
E este resumo tem como objetivo a abordagem dos processos ergonômicos e sua adequação ao trabalho.
Metodologia
Esta pesquisa foi realizada utilizando-se de um conjunto de procedimentos, tais como, análise qualitativa e uma seleção de informações e dados coletados de artigos e livros. O estudo apresenta caráter descritivo visando oferecer informações que discute sobre a Segurança do Tabalho, bem como mostrar a importância da implementação da Ergonomia no trabalho.
Resultados
A ergonomia permite a interação perfeita entre os trabalhadores e o ambiente de trabalho. Ela visa a adaptação do homem à realização das tarefas, oferecendo vantagens econômicas através da melhoria do bem- estar dos trabalhadores, da redução de custos e aumento da produtividade. A ergonomia recomenda a ação sobre os sistemas, processos ou produtos, buscando adequá-los às características dos trabalhadores, eliminando assim os fatores de risco, assim como a ação sobre os trabalhadores através da educação, tornando-os capacitados para a realização adequada de suas tarefas e preparando-os para as transformações do trabalho, decorrentes da evolução tecnológica.
Considerações Finais
A ergonomia atuará através de ações preventivas e corretivas. E com a Análise Ergonômica do Trabalho (AET) é possível identificar as falhas do sistema produtivo propondo recomendações visando às melhorias necessárias. Portanto a adequação ergonômica de acordo com as normas regulamentadoras e legislação vigente é um modo de garantir a segurança e o bem-estar do trabalhador, aumentando a sua satisfação e produtividade, promovendo melhorias, mantendo a integridade física e mental dos laborantes.