Introdução e Objetivo
A ordem Chiroptera desempenha papel ecológico essencial dentro dos ecossistemas devido aos seus hábitos alimentares bastante diversificados, pois podem consumir pequenos vertebrados, insetos, sementes, frutas, flores, folhas, néctar e sangue. A importância biológica desses animais sustenta-se na dispersão de sementes, o que os torna responsáveis pela regeneração e manutenção de florestas e, ainda, controlam as populações de insetos e atuam como polinizadores. Objetiva-se com este estudo de revisão bibliográfica, levantar a riqueza de espécies de morcegos do estado do Paraná, bem como os principais recursos alimentares da dieta das espécies frugívoras.
Metodologia
Foi realizada uma busca por artigos, monografias e dissertações e teses, sobre morcegos no Paraná utilizando a ferramenta Scielo (Scientific Eletronic Library Online) utilizando as palavras-chave frugivoria*, morcego*, Chiroptera*, Paraná* e dispersão de sementes*. Para o levantamento de dados, foram utilizadas somente as publicações entre 2000 e 2015, onde foram encontrados dez trabalhos sobre a riqueza da quiropterofauna e sete somente sobre a dieta alimentar de morcegos frugívoros.
Resultados
Os quirópteros mais abundantes foram Artibeus lituratus e Artibeus fimbriatus cuja dieta houve predomínio da família Urticaceae, Carollia perspicillata que consumiu itens das famílias Piperaceae e Solanaceae e Sturnira lilium utilizou frutos de Solanaceae e Moraceae
Considerações Finais
Após a análise da literatura encontrada, foi possível observar que os quirópteros apresentam preferências alimentares que variam de acordo com a sua espécie, e que os morcegos frugívoros do estado do Paraná, utilizam como recurso trófico quatro famílias de plantas: Urticaceae, Moraceae, Solanaceae e Piperaceae.