Introdução e Objetivo

O nitrogênio (N) é o nutriente exigido em maior quantidade pelo milho, e, é o que mais frequentemente limita a produtividade de grãos, sendo, em geral, necessário o uso de adubação nitrogenada para complementar a quantidade fornecida pelo solo. A maior exigência de nitrogênio pela cultura do milho acontece de 40 a 60 dias após germinação, sendo esse o período de pendoamento e aparecimento da boneca juntamente com os estilo-estigma, a adubação com N em cobertura nos períodos de quatro a seis folhas são essenciais onde ocorrem as diferenciações das várias partes da planta e a definição de sua produção potencial, como número de fileiras de grãos, grãos por fileira e tamanho de espiga. Objetivou-se verificar os efeitos da aplicação de fontes e doses de nitrogênio sobre as características agronômicas da cultura do milho, na produção de matéria seca e a absorção de nitrogênio.

Metodologia

O experimento foi conduzido em vasos na casa de vegetação na Estação Experimental de Citricultura de Bebedouro-SP. Foi coletado amostra de Argissolo Vermelho Amarelo na camada superficial de 0-20 cm para preencher o volume dos vasos (4 litros) com solo. A semeadura foi feita em 2 cm de profundidade, deixando três plantas por vasos. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 5 x 2, utilizando cinco doses N (0, 50, 100, 150, 200 kg ha-1 de N) e duas fontes de N (ureia e nitrato de amônio), totalizando 40 unidades experimentais.  As variáveis analisadas foram: Altura, diâmetro do caule, massa de matéria fresca, massa seca da parte aérea. Os dados foram submetidos à análise de variância e a comparação das médias dos tratamentos, realizadas pelo teste de Tukey.

Resultados

Observa-se que a altura das plantas, número de folhas, diâmetros e massa de matéria seca foram influenciados pela aplicação das doses e fontes de N. A medida em que as doses de N foram aumentadas, houve aumento dos valores das características avaliadas. Quanto ao diâmetro do colmo, o aumento deste componente representa um fator importante do ponto de vista fisiológico, pois o colmo não possui apenas função de suporte de folhas e inflorescências, mas principalmente, atua como uma estrutura destinada ao armazenamento de sólidos solúveis que são utilizados posteriormente na formação dos grãos. A avaliação de alguns componentes morfológicos são de fundamental importância para a cultura do milho, pois em alguns deles, como diâmetro do colmo e área foliar, é possível encontrar correlação com a produtividade. Os resultados da massa de matéria fresca em função das doses crescentes de N mostraram aumento linear com aumento das doses de N. Este resultado é explicado, principalmente, pelos aumentos nos componentes da produção como foi observado para que influenciam de forma substancial a produtividade. 

Considerações Finais

A cultura do milho responde positivamente ao aumento da adubação nitrogenada, independentemente da fonte de N utilizada.