Introdução e Objetivo

Trata-se de um trabalho reflexivo do modo de vida atual, suas implicações para as gerações: Veterana/Tradicional, Baby Boomers, Geração X, Geração Y, Geração Z e Geração Alpha, enfatizando o transtorno de ansiedade generalizada quanto ao modo de vida da modernidade.

A proposta é discutir os aspectos mais relevantes das gerações atuais, buscando explicar sobre as potencialidades dentro de cada geração: abordar as implicações do modo de vida para as novas gerações, ressaltando o Transtorno de Ansiedade Generalizada, por ser um transtorno que se apresenta em praticamente todas as gerações.

Metodologia

O desenvolvimento deste trabalho pautou-se em uma pesquisa bibliográfica realizada através de materiais publicados em livros, jornais, revistas, sites na internet.

Resultados

Atualmente temos uma grande necessidade nas famílias, escolas, sociedade e mercado de trabalho para entender e encontrar meios de conviver com as particularidades de cada geração.

Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é um transtorno de ansiedade comum que envolve nervosismo crônico, preocupação e tensão excessiva. Emerge um sentimento geral de medo ou inquietação que afeta a funcionalidade da vida, tornando a mesma muito difícil, dado que a pessoa fica num estado de hipervigilância. A preocupação envolvida no TAG é: excessiva, intrusiva, persistente, debilitante. Há também uma incapacidade de tolerar a incerteza, ela tem uma necessidade enorme de saber o que vai acontecer no futuro. Um sentimento generalizado de apreensão ou temor. O que podemos observar é que em todas as gerações há presença do TAG, sendo este um tema que deve ser analisado em seus pormenores.  

Sobre o tema gerações observamos que uma geração não é formada apenas por pessoas de mesma idade ou nascidas numa mesma época, e sim por pessoas que foram modeladas por um mesmo tipo de influência educacional, política ou cultural, ou ainda que vivenciaram e foram impressionadas pelos mesmos eventos. Esses eventos desenvolvem nestes indivíduos uma base de experiência semelhante e consciência de se ter vínculos em comum, o que pode ser chamado de “sentimento de geração” ou ainda de “consciência de geração”.

Conhecemos hoje cinco gerações. A Veterana/Tradicional é representada pelas pessoas nascidas entre 1922 e 1943 e antes ou durante a Grande Depressão e a II Guerra Mundial. A Geração Baby Boomers, traduzido em português como explosão de bebês, nascida no período pós-guerra, entre 1945 e 1964. A Geração X que congrega os nascidos entre 1960 e 1980, também conhecida como geração Coca-Cola. A geração Y, que são pessoas nascidas entre 1980 a 2000, e que presenciaram os movimentos estudantis e Hippies. A Geração Z, que engloba os que nasceram entre 1990 a 2010 (esta é a geração do Orkut, Twiter, Facebook, entre outras redes sociais). E a geração Alpha, dos nascidos depois de 2010, é composta por crianças que desde muito pequenas, estão inseridas em um cotidiano rodeado pela tecnologia.

Considerações Finais

Independentemente do período, geração ou motivo o TAG produzirá desconforto e sofrimento ao individuo, nos âmbitos pessoais, sociais e profissionais, se não observados e devidamente tratados, podem evoluir para outras patologias.

O psicólogo com sua formação e utilizando as teorias e técnicas, cientificamente comprovadas, pode minimizar os transtornos e perturbações mentais, contribuindo para uma melhora da saúde mental.