Introdução e Objetivo
As fundações tem o objetivo de transferir as cargas para o solo, onde o mesmo será capaz de suporta-las. Elas podem ser de forma direta e indireta na qual tendo conhecimento do tipo de solo, pode-se determinar o projeto estrutural mais adequado, e assim determinar qual tipo de fundação mais adequada para evitar os recalques.
Recalque é o fenômeno que ocorre quando uma edificação sofre um rebaixamento devido a compactação do solo sob sua fundação, onde através dele á ocorrência de problemas, tais como trincas, rachaduras, deslocamentos, manchas, deformações, rupturas, etc. Por isso que não se deve começar nada sem ser efetuado um estudo aprofundado e sem estar assegurada a estabilidade do conjunto da construção, em função dos previsíveis rebaixamentos do solo, e assim evitando prejuízos futuros.
Este trabalho tem como objetivo mostrar sobre os recalques em fundações e sua importância dentro da área de engenharia civil.
Metodologia
Esta pesquisa foi realizada utilizando-se de um conjunto de obras de autores distintos que discutem sobre recalque, fundação, e solos, entre outros.O metodo utilizado foi qualitativo, que visa a investigação e a analise sobre o problema em questao, possibilitando assim a conclução da pesquisa.
Resultados
Os problemas de recalque em nível de fundações são apresentados de uma forma difícil de serem verificadas anteriormente a execução, portanto é de grande importância essa etapa patológica para o desempenho e para a durabilidade e segurança da edificação. Dentre as situações encontradas nesta patologia, as principais evidencias são a falta de controle na execução, de sondagens do solo insuficientes e a utilização de fundações inapropriadas para o solo existente. Por isso que existe uma grande necessidade de dar atenção para esta etapa importante na construção civil, devido as graves consequências que podem acarretar com a má execução desta fase.
Sendo as alterações do solo, os recalques mais comuns são os aterros ou escavações em áreas adjacentes á fundação, como escavação lateral junta à estaca vizinha, e ainda, devido a aterros mal compactados, há causa de danos estruturais, e dependendo da sua extensão, eles podem ser reparáveis ou irreparáveis, como fissuras, rachaduras e até desabamentos.
Considerações Finais
Pode-se concluir que o recalque em fundaçoes é uma das patologias mais impotantes na contrução civil, sendo extremamente da mesma importancia seu estudo, para assim saber utilizar o tipo de fundaçoes adequadas que consiga suportar as tensões causadas pelo esforços solicitantes e também para poder evitar danos materias e lutuosos aos moradores das edificações, pois a falta de analise de projeto e o conhecimento do solo são as pincipas causas de patologia nas fundaçao.