Introdução e Objetivo
O interesse em compreender como ocorre o processo empreendedor dentro e fora das organizações e as novas perspectivas teóricas e práticas que surgem para explicar ações lógicas implícitas ao comportamento empreendedor, instigaram a presente pesquisa a fim de, avaliar o grau de aplicabilidade dos módulos ministrados no curso de treinamento e aperfeiçoamento empresarial das cidades de Jussara, Goioerê e Mamborê do Programa Bom Negócio Paraná, desenvolvido pelo Núcleo de Apoio de Empreendedorismo da UNESPAR - Campus de Campo Mourão, vinculado ao Programa Universidade Sem Fronteiras (USF/SETI), nos meses de julho e agosto de 2014.
O intuito principal do programa é promover a capacitação gratuita para micro e pequenos empresários, além de orientá-los a investirem na ampliação e modernização de suas empresas, contribuindo diretamente com o desenvolvimento empresarial e regional.
Metodologia
O estudo caracteriza-se como empírico, utilizando levantamento de dados por meio de pesquisa participativa, sendo o método onde o pesquisador está diretamente envolvido com as etapas do estudo por meio de analise, registros e observação dos fenômenos. Desse modo, foi aplicado 51 questionários de pesquisa pós-curso, pelos integrantes do núcleo da UNESPAR, campus de Campo Mourão a todos os participantes que concluíram o curso de capacitação nas cidades de Jussara, Goioerê e Mamborê, totalizando 51 participantes.
Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida a partir de material bibliográfico, contando como âncora a literatura existente na área: livros, artigos de periódicos nacionais e internacionais e publicações por meio eletrônico (digital) ou impresso, e análise de dados qualitativa.
Resultados
A respeito do parâmetro que avaliou o grau de aplicabilidade de cada módulo para as empresas, dos 51 alunos que responderam os questionários, de 18 a 31 avaliaram como totalmente aplicáveis em seus empreendimentos. Na proporção de 11 a 23 alunos, a avaliação foi considerada positiva e parcial à aplicação dos módulos. Entre 4 a 5 alunos avaliaram que não foi possível colocar em prática os conhecimentos adquiridos e apenas 1 aluno considerou o conteúdo de um módulo como não aplicável. Para finalizar, 2 a 6 alunos não responderam sobre a aplicabilidade dos módulos no empreendimento.
Assim, pode-se notar que os módulos estudados e avaliados pelos participantes, evidenciaram que uma parte expressiva, de 35% a 47%, conseguiu contextualizar o conhecimento assimilado para a realidade empresarial, uma vez que houve a compreensão que as disciplinas podem ofertar mecanismos para encontrar a solução de problemas gerenciais, de acordo com a particularidade de cada organização.
No questionário o aluno pode fazer uma projeção de como ele espera a empresa para os próximos três anos, sendo que 88% dos participantes, afirmam que o curso de capacitação empresarial possibilitou-lhes uma perspectiva empreendedora, com projeções de melhoria e ampliações sobre os negócios, reforçando a importância da instrução repassada sobre gestão empresarial de forma estruturada e ajustada entre os módulos.
Assim, como os conteúdos são considerados fundamentais e há um cenário otimista no futuro da organização. De acordo com os participantes, haverá um estímulo no desenvolvimento local das cidades pesquisadas, além da expansão das pequenas empresas, pois, colabora na promoção de emprego e renda, além de melhorar a qualidade de vida dos habitantes dessas localidades.
Nesse sentido, o Programa Bom Negócio Paraná tem contribuído significativamente para a capacitação em gestão empresarial do público atendido.
Assim, pode-se concluir, que o objetivo de analisar o grau de aplicabilidade no empreendimento dos módulos ministrados no curso foi satisfatoriamente alcançado.
Considerações Finais
As contribuições proporcionadas por grupos profissionais de consultoria e capacitação gerencial aos empresários vão além dos benefícios no empreendimento, uma vez que, promove a geração de emprego e renda, desenvolvimento econômico e social, melhoria da qualidade de vida da população localizada na cidade e região. De fato, o ensino de empreendedorismo contribui significativamente na formação de melhores empresários, empresas sustentáveis e consequentemente na geração de riqueza ao país.