Introdução e Objetivo
A Stevia rebaudiana (Bert.) bertoni é uma planta semi-arbustiva da família Asteraceae, originária na Serra de Amambaí, divisa entre Paraguai e Mato Grosso do Sul. A planta é importante do ponto de vista social, econômico, ambiental e político, principalmente pela produção de dois edulcorantes naturais, o esteviosídeo e o rebaudiosídeo A. Esses edulcorantes são em média 300 - 450 vezes mais doce que a sacarose, não metabolizados pelo corpo, humano possuindo propriedades como não calóricos, com grande utilidade para pessoas diabéticas ou que necessitam de uma dieta com limitações de açúcar. O objetivo deste novo processo é não utilizar qualquer tipo de solvente orgânico, sendo que a extração foi realizada por processo físico/químico e a obtenção do chá concentrado das folhas de estevia foi realizado utilizando-se somente água no processo.
Metodologia
Folhas de estévia com concentração de edulcorantes totais (esteviosídeo e rebaudiosídeos) entre 10 e 20 %, com umidade de até 10% foram previamente selecionadas e trituras a tamanhos entre 10 a 30 mm. As folhas foram encaminhadas ao processo de extração com água, recirculação de água e lavagem das folhas a temperatura ambiente gerando um chá com BRIX em torno de 2,0%. O chá após descanso foi neutralizado e sofreu filtragem em equipamento de filtro de areia e filtro de cartucho de densidade graduada, sendo em seguida transferido para equipamento de micro filtragem e ultra filtragem com a finalidade de purificação e clarificação do chá. A seguir o chá foi transferido para colunas de troca iônica com a finalidade de desmineralização, sendo que após as colunas o chá desmineralizado e despigmentado foi transferido para equipamento de nano filtragem onde se concentra o chá até BRIX entre 20,0 a 30,0. O chá concentrado foi posteriormente seco em equipamento de spray-dryer.
Resultados
Neste processo de extração físico/químico de edulcorante, obteve-se um chá concentrado com BRIX em torno de 25%, que após seco em equipamento de spray-dry, transformou-se em pó de coloração branca com densidade de 1,53, solubilidade superior a 80% em água e pureza superior a 90% e concentração de edulcorantes totais superior a 70%.
Considerações Finais
O esteviosídeo possui a característica de não ser metabolizado pelo organismo, portanto, indicado para pessoas que possuam diabetes ou que precisem diminuir a quantidade de calorias dos alimentos e ou bebidas. Possui também propriedades flavorizantes, que realçam o sabor dos alimentos, não promovem a formação de cárie. Considerado também como produto nutracêutico (alimento com outras funções ou capacidades além das nutricionais) e, alimento funcional (propriedade antioxidante), etc.