Introdução e Objetivo

As crianças passam por constantes mudanças em sua forma de viver, graças ao que as culturas humanas impõem aos indivíduos. Nós nos adaptamos e adequamos o mundo de acordo com as nossas necessidades. Pensando dessa forma, o indivíduo passa por um processo dentro da escola e da sociedade, onde deve se permitir desenvolver completamente, construindo e aprimorando valores que são impostos pela própria sociedade em que vive. A escola, portanto, através das aulas de educação física, deve buscar formas para desenvolver seus alunos por completo, podendo o professor aproveitar o atraente e amplo mundo do folclore, e sua vasta fonte de atividades, as quais podem ser utilizadas pedagogicamente nesse processo. Deste modo, o local onde deve proporcionar atividades que resgatem o folclore e suas respectivas brincadeiras, é a escola, fazendo com que tenham contato o ano todo com essa forma de aprendizagem.

O folclore trabalha de maneira dinâmica, onde se encontra variadas formas e atividades, sendo comum as pessoas estarem sempre conhecendo uma brincadeira em algum lugar, a qual faz parte de determinado folclore. Por ter características cíclicas, deve ser trabalhado na escola para que se possa ser também manifestada fora do ambiente escolar. Objetiva-se através deste trabalho mostrar a importância que o folclore tem dentro do âmbito escolar.

Metodologia

A metodologia desenvolvida tem caráter bibliográfico, nesse trabalho se utilizaram busca em artigos, livros e internet, buscando apresentar as falhas que acontecem em torno do folclore presente na escola, e que às vezes nem é percebido, a intenção dessa busca é disponibilizar aos acadêmicos de educação física e também de acadêmicos de outras áreas que possam se envolver com o tema, um conhecimento a ser pesquisado.

Tem o caráter bibliográfico, a pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos.

Resultados

De acordo com os autores a escola através de seus professores, deveria proporcionar aos seus educandos formas que possam desenvolver e levá-lo a ter um conhecimento maior sobre o folclore, sendo a escola o local que o individuo vivencia maior parte das atividades necessárias para seu desenvolvimento. Trazer o folclore para dentro do âmbito escolar teria um grande valor, pois, os alunos através disso podem ter um interesse maior pelas ações desenvolvidas dentro da escola, e através do folclore desenvolver buscas acerca do assunto, com intenção de aumentar seus conhecimentos, o folclore pode ser trabalhado em diversas formas dentro da escola, tanto nas aulas de historia, que por sua vez apresenta todos os aspectos históricos, de uma determinada região, como também na Educação Física, que através dos movimentos, se trabalha as danças, que por tem a função de resgatar e manter viva a cultura de uma determinada região. E o folclore pode ser trabalhado também dentro de projetos multidisciplinares, visando desenvolvimento de danças, lendas, trava línguas, contos, folguedos, e muitos outros aspectos envolvidos com o folclore. Portanto se for trabalhado nas aulas de Educação física, pode gerar interesse, e facilitar a inclusão dos alunos em um trabalho multidisciplinar. A escola deve estar comprometida com nossa cultura, resgatando nossos valores, tradições e costumes; incentivando o valor de sermos brasileiros repassando nossa cultura.

Considerações Finais

Dentro da escola é necessário que aconteça o desenvolvimento de projetos que busquem desenvolver as praticas folclóricas. Através do presente trabalho pode se perceber a importância que o folclore tem na vida das pessoas, pois, muitas vezes vivemos o folclore sem saber, ele está presente em nosso costume culinário, esta em nossa sociedade, em nossa família, em tudo que nos cerca, mas não somos informados em relação a isso. O folclore na escola pode e deve ganhar um espaço maior, para isso depende do trabalho que o professor desenvolve para que aconteça essa pratica, o desenvolvimento do aluno pode ser maior se o professor motivar e despertar a curiosidade a cerca do assunto. O folclore sendo trabalhado na escola pode levar ao individuo diversos benefícios, como nas praticas da educação física, o aluno estará desenvolvendo-se motoramente, caso seja uma aula de historia, o aluno estará conhecendo melhor sua região. Na escola vivemos o folclore, através das brincadeiras de roda, e das brincadeiras que aprendemos na rua, ou então que aprendemos na escola e levamos na rua, isso porque estamos recebendo informação ou repassando informação de uma determinada região, seja ela a nossa ou de outros.