Introdução e Objetivo

 O tênis de campo é um esporte que tem como objetivo trabalhar todas as capacidades físicas melhorando a qualidade de vida, trata-se de uma modalidade que vem se popularizando e ganhando novos adeptos no Brasil tanto no meio recreacional como no competitivo.O presente estudo consiste em verificar como se estabelece o planejamento das aulas de tênis de campo em uma academia de Campo Mourão- PR, a partir de relatos de profissionais da área de modo a descrever as estratégias utilizadas para trabalhar com a modalidade a nível de planejamento e execução dos treinos aulas levando em consideração a formação profissional dos professores.

Metodologia

A população da pesquisa foi composta por 06 professores de tênis de campo de uma academia no município de Campo Mourão – PR. O presente estudo trata-se de uma pesquisa de caráter descritiva qualitativa, com o intuito de coletar e analisar os dados, foi elaborado um questionário contendo 10 questões abertas e fechadas com o objetivo de identificar a percepção dos professores em relação ao planejamento das aulas de tênis de campo.

Resultados

A análise dos dados sugere que os professores de tênis de campo possuem conhecimento prático para trabalhar com a modalidade, contudo deixam a desejar quando questionados em relação à formação superior específica na área de desporto e cursos de aperfeiçoamento e capacitação na área do tênis.

Verificou-se que as maiores motivações para se trabalhar com o tênis de campo por parte dos professores foram: aumentar a formação de novos tenistas, gostar de praticar a modalidade esportiva, gostar de ser professor de tênis de campo, o tênis ser um esporte individual, motivação financeira, contribuir para a evolução técnica dos alunos e incentivar a participação e a inclusão no grupo tornando o tênis um esporte mais acessível.

Com relação à estruturação e planejamento das aulas de tênis de campo os professores relataram não apresentarem um planejamento prévio das aulas, não possuindo objetivos pré-estabelecidos.

De modo geral, os professores de tênis de campo demonstraram ser detentores do conhecimento das habilidades técnicas do esporte, trabalhando desde as habilidades básicas até ações específicas de jogo durante os treinosaulas. Os professores que aceitaram participar da pesquisa relataram trabalhar o tênis de campo com o foco em mais de um âmbito, ou seja, a modalidade voltada para recreação, promoção à saúde, alto rendimento e iniciação esportiva.

Considerações Finais

A realidade que pode ser observada com os resultados da pesquisa vem de encontro com situação vivenciada em muitas outras áreas de atuação esportiva, a falta de planejamento estratégico e a atuação de profissionais sem nenhuma formação acadêmica (experiência prática na área), acabam por contribuir na perda de espaço no mercado de trabalho por parte do bacharel em Educação Física.