Introdução e Objetivo

O marketing tem sido abordado nas organizações como um dos principais pontos e um dos maiores desafios para o bom desenvolvimento ou até mesmo como uma das principais ferramentas no processo de crescimento empresarial. Autores renomados afirmar que de todo o desenvolvimento realizado no mundo, apenas 10% é considerado como produtos realmente novos, inovadores. A partir disso, é necessário conhecer atividades de marketing envolvidas no processo de planejamento e desenvolvimento de novos produtos. Para que isso seja possível esse trabalho, é necessário pesquisar diferentes autores, buscando conhecer a descrição de cada um com relação aos procedimentos a serem adotados no processo de conhecimento, pesquisa, desenvolvimento e lançamento ou comercialização de um novo produto da organização no mercado atual e determinar quais aspectos são decisivos para que o sucesso desse produto não seja comprometido por questões como custo, embalagem ou desconhecimento do consumidor a ser atingido.

Metodologia

Esta é uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa. Foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a área estudada a fim de desenvolver um ensaio teórico, buscando delimitar as áreas possibilitando direcionar o processo a ser realizado no desenvolvimento do produto.

Resultados

Estabelecer as formas de novos produtos depende de avaliações detalhadas, pois pode ser chamado de produtos com inovações contínuas, que correspondem à melhorias realizadas em um produto que já existem ou as descontínuas, que trata-se de um produto totalmente novo. Tanto uma como outra pode ser voltada a melhoria de tecnologias como também melhorias para suprir os desejos dos seus consumidores ou dos clientes. Para o desenvolvimento desse processo é necessário a aplicação de ferramentas como: Administração do processo de desenvolvimento de novos produtos, triagem de ideias, desenvolvimento e teste de conceito, desenvolvimento de estratégia de marketing, análise comercial, desenvolvmento de produto, teste de mercado, comercialização e outros.

Considerações Finais

Existem fatores que podem comprometer o processo de colocação do produto no mercado dos quais pode-se citar: escassez de ideias, mercados fragmentados, restrições impostas pelo governo, aumento no custo para o desenvolvimento, falta de capital, velocidade na criação do novo produto. O chamado processo de desenvolvimento de novos produtos são considerados a chave de manutenção e sucesso de uma organização no mercado, pois alguns possuem o ciclo de vida estendido, no entanto não conseguem manter-se como carro chefe no mercado, por isso a necessidade de atualização.