Introdução e Objetivo

 INTRODUÇÃO

 

 É comum na clínica de pequenos animais receber cadelas acometidas pelo complexo de hiperplasia endometrial cística (piometra). A piometra consiste na inflamação bacteriana intra-uterina, apresentando acúmulo de exsudato muco-purulento na luz uterina e no trato genital tubular.

Os tumores no útero dos animais domésticos podem ser de origem mesenquimal ou epitelial, sendo o leiomioma o mais comum na espécie canina, representando cerca de 85% a 90%, dessa casuística, acometendo especialmente animais de meia idade a idosos. Os leiomiomas, na maioria das vezes, apresentam baixo poder metastático e de invasão, com desenvolvimento lento. Os sinais clínicos podem ser semelhantes ao de uma piometra, porém não tão exacerbados.

 O presente trabalho possui por finalidade descrever um caso de piometra associado à leiomioma em uma cadela atendida no Hospital Veterinário da Faculdade Integrado de Campo Mourão.

Metodologia

RELATO DE CASO

Uma cadela da raça Rottweiler, 9 anos de idade, pesando 41 kg, foi atendida no Hospital Veterinário da Faculdade Integrado de Campo Mourão. O proprietário relatou na anamnese hiporexia, oligodipsia e êmese.

Ao exame clinico, frequência cardíaca de 96 bpm, frequência respiratória de 28 mrpm, dor abdominal à palpação, desidratação de 8%, secreção vaginal e demais parâmetros fisiológicos dentro dos valores de referência para a espécie.

Realizou-se ultrassonografia abdominal, que evidenciou aumento no volume uterino e secreção intrauterina, recomendou-se a cirurgia. Foram coletadas amostras de sangue para realização de hemograma completo e exames bioquímicos.

Realizou-se a ovariosalpingohisterectomia, durante o procedimento verificou-se a ruptura do corno uterino direito. Notou-se também a presença de uma estrutura ligada ao coto, esta foi resseccionada e enviada para análise histopatológica.  A cirurgia foi realizada com êxito bem como a recuperação do animal. 

Resultados

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os achados laboratoriais encontrados em cadelas acometidas por piometra em geral são leucocitoses neutrofílicas, hipo-hemoglobinemia, anemias que vão desde regenerativas até arregenerativas (normocíticas e normocrômicas), desvio nuclear de neutrófilos à esquerda (DNNE) regenerativos e degenerativos, mocitose, linfopenia e leucopenia. Através dos exames de perfil bioquímico os principais achados encontrados podem ser: globulinemia, hiperproteinemia, aumento da fosfatase alcalina e alanina aminotransferase (enzimas hepáticas), hipoalbuminemia, hiperproteinemia e azotemia. Neste caso relatado, foi observado somente aumento sérico da fosfatase alcalina e hipoalbuminemia.

O diagnóstico por imagem pode ser realizado por radiografia ou ultrassonografia, sendo essa última o de eleição, pois permite a observação do acúmulo de secreção intra-uterina, volume e espessura das camadas uterinas, bem como outras alterações.

O leiomioma é considerado uma neoplasia benigna de células musculares lisas, não há predileção racial. Na microscopia apresentam nódulos esbranquiçados, consistentes, bem delimitados, com lento desenvolvimento e baixo poder metastático, podendo projetar-se tanto intra como extrauterino, ligado ao pedículo, únicos ou múltiplos, em alguns casos podem desenvolverem na cérvix e vagina. No presente relato, a massa tumoral encontrava-se na região de coto uterino, único e aderido a este.

No caso acompanhado indicou-se o tratamento cirúrgico, sendo o mesmo de eleição para o tratamento de piometra. O procedimento foi realizado com êxito, bem como a recuperação do animal. Casos de piometra com leiomioma são pouco comuns, porém apresentam um prognóstico favorável após intervenções cirúrgicas. 

Considerações Finais

CONCLUSÃO

Em suma, a piometra é uma patologia comum na clínica de pequenos animais, de potencial fatal. Não distingui raça ou idade, porém fêmeas mais velhas e nulíparas são mais acometidas, isso nos favorece quanto ao diagnóstico precoce, bem como ao tratamento, que na maioria das vezes é bem sucedido. O tratamento cirúrgico é de eleição.

O procedimento cirúrgico realizado na cadela, teve bons resultados, onde a causa principal da enfermidade foi retirada e o animal se recuperou bem.