Introdução e Objetivo
Profissão é caracterizada por um grupo de indivíduos que realizam determinado tipo de atividade em comum. Para Freidson o que caracteriza uma profissão é o expertise, o credencialismo e autonomia. Os profissionais da Educação Física são divididos em licenciados e bacharéis. Os licenciados atuam em escolas relacionado à docência, os bacharéis atuam nas funções de gestão do movimento humano à atividade física. Ao iniciar um curso de graduação o acadêmico possui uma representação imagética do curso, que em sua maioria está atrelada a educação física ser esporte. Ao longo da graduação, vivencia experiências e conhecimentos mais específicos da área, o que poderá moldá-lo em relação ao direcionamento profissional, é neste momento que a percepção do acadêmico em relação à carreira profissional vai sendo construída. A pesquisa objetiva investigar a percepção em relação à carreira profissional de acadêmicos do curso de Bacharelado em Educação Física da Faculdade Integrado de Campo Mourão/PR.
Metodologia
Esta é uma pesquisa de natureza quantitativa de caráter descritivo. População composta pelos acadêmicos do curso de Bacharelado em Educação Física da Faculdade Integrado de Campo Mourão – PR, e como amostra todos os alunos que compõem cada período. A pesquisa foi aplicada no 2º, 4º, 6º e 8º período do curso no segundo semestre do ano de 2015. Foi utilizado um questionário proposto por Silva (2008), contendo 12 questões fechadas. Inicialmente, foi enviada uma carta à instituição solicitando permissão para a realização da pesquisa. Após aprovação do mesmo, foi apresentado aos acadêmicos o objetivo da presente pesquisa. Após entendimento e aceitação dos mesmos em participar, o questionário foi entregue para os alunos em uma data combinada, em sala de aula, o qual foi respondido no momento da aplicação. A análise de dados foi realizada sob forma de categorização de resposta por meio de descrição de dados.
Resultados
INFORMAÇÕES PESSOAIS: G1 67% dos acadêmicos do gênero masculino e 33% dos acadêmicos do gênero feminino, e G2, 54% são do gênero masculino e 46% do gênero feminino. Em ambos os grupos, a maioria dos acadêmicos já exerceram atividade remunerada na área da Educação Física: INFORMAÇÕES ACERCA DA PERCEPÇÃO DO ACADÊMICO QUANTO A GRADUAÇÃO E INGRESSO NO MERCADO DE TRABALHO: G1 16% a situação do mercado atual é excelente; 55% consideram o mercado em boa situação; 24% deles razoável, e 5%, ruim. G2, 16% consideram o mercado de trabalho atual excelente; 36% mercado em boa situação; 44% situação razoável e 4%, ruim. Após o término da graduação e após formatura, os acadêmicos buscam em sua maioria, trabalhar em academias: G1 20% querem abrir um estúdio de Personal Trainer; 7% farão um concurso público para a área de atuação; 33% querem trabalhar em academias; 9% querem trabalhar na área da saúde (UBS-NASF); 7% continuarão trabalhando na área profissional atual e 21% querem trabalhar como técnico esportivo. Em G2 10% abrir um estúdio de Personal Trainer; 23% querem realizar concurso público para a área de atuação; 32% trabalhar em academias; 3% q trabalhar na área da saúde (UBS-NASF); 12% continuar trabalhando na área profissional atual; 16% atuar como técnico esportivo e 4% almejam trabalhar na área da gestão. O fato de ambos os grupos, acreditarem que será de média dificuldade obter trabalho com remuneração satisfatória na área do Bacharelado em Educação Física pode estar diretamente ligado à consciência da visão social simplista e imagética em relação à profissão, onde o profissional não é tratado com o devido respeito, visto que o mesmo estudou e se dedicou anos para atuar em sua profissão. observa-se que o tema encarado como o de maior grau de dificuldade para início da carreira, por parte dos acadêmicos, são os relacionados aos conhecimentos específicos da área da fisiologia, sendo G1 49% assinalaram essa opção. Sobre possíveis percebida como fator que compromete o processo de aprendizado: é a falta de adequação do currículo do curso de Educação Física; a falta de preparo e experiência de uma parte do corpo docente do curso; falta de um programa próprio para a prática do curso; a deficiência de metodologia por parte dos professores do curso a deficiência que prejudica o processo de aprendizagem é a falta de instalações adequadas para a prática do curso, e assumem a falta de interesse por parte do acadêmico sobre o processo de aprendizado do curso.
Considerações Finais
O processo de graduação, experiências em eventos acadêmicos e oportunidades de experimentação de diferentes áreas de atuação contribuem para mudança progressiva na graduação. Em pontos como preparação para mercado de trabalho, mantêm certa insegurança para atuação. Este sentimento de insegurança interfere na autopercepção de capacidade profissional e pode estar internalizado em todas as profissões, na área da Educação Física, fazemos relação com a visão social equivocada em relação a profissão.