Introdução e Objetivo
A escola publica atual deve oferecer uma educação emancipatória, pois para muitas educandos é o único espaço de acesso aos conhecimentos universais sistematizados pelo homem, é o caminho que vai lhes propiciar condições de se desenvolver para se constituir um cidadão consciente e emancipado, no sentido de transformar a si mesmo e a sociedade.
E preciso que o pedagogo exerça um trabalho coletivo e não fragmentado sendo o mediador da ação educativa, propondo a classe trabalhadora uma formação democrática e de qualidade, para isto sua ações deve estar voltada para processo de ensino e aprendizado e não ser o multitarefas.
O objetivo dessa pesquisa é verificar a função exercida pelos pedagogos unitários em duas escolas públicas de Campo Mourão, localizadas na periferia Também levantar os principais empecilhos enfrentados pelo professor pedagogo no interior da escola, levantando possibilidades para a superação do trabalho pedagógico fragmentado.
Metodologia
Adotou-se o método qualitativo, com fundação em livros, artigos de cunho científico, e documentos emitidos pela Secretaria de Educação Estado do Paraná. Concluída a fundamentação teórica sobre o tema objeto deste estudo, houve a necessidade de ir a campo a fim de coletar informações sobre a prática do pedagogo sendo feita entrevistas com estes profissionais. O objetivo da coleta é dimensionar a percepção que os pedagogos têm sobre sua função na escola. A pesquisa foi desenvolvida duas escolas públicas estaduais de Campo Mourão, localizadas na periferia do município.
A escolha deu-se pelo fato das duas regiões concentrarem população majoritariamente de trabalhadores. O grupo de sujeitos que participou desta pesquisa são 6 (seis) profissionais.O instrumento utilizado para realização da pesquisa foi um questionário com questões objetivas e subjetivas, e observação das suas atividades. Os dados coletados, tabulados, analisados e comparados, chegando a considerações finais deste estudo.
Resultados
Ás vezes o professor pedagogo unitário na escola deixa de exercer a sua função de fato que é de ser gestor e articulador do trabalho pedagógico, para resolver problemas de indisciplina, sendo o maior entrave da escola pública atualmente. Neste sentido o pedagogo acabar perdendo a sua função enquanto articulador da organização do trabalho pedagógico, e neste contexto de “desorganização “ pouco interfere no processo ensino aprendizado, negligenciado na sua tarefa de oferecer através da sua atuação, melhores condições de acesso ao saber historicamente acumulado para os filhos das classes populares, aqueles que, por consequência, mais dependem da escola pública.
A realidade da escola atual necessita de pedagogos comprometidos com a educação na sua acepção mais plena, como ferramenta e instrumento de emancipação plena e cidadã. Em se tratando de escola pública da periferia onde as condições materiais e perspectivas de inserção no mundo do trabalho são mais limitadas. Cabe a cada profissional, diante das condições adversas do cotidiano escolar como a fragmentação, a multitarefa, a crise de identidade, construir inicialmente em si as condições para uma transformação que conduza ao pedagogo unitário, tão essencial à escola pública na sociedade contemporânea capitalista, competitiva e excludente, onde uma das poucas alternativas que nossos alunos dispõem para emancipação cidadã é o conhecimento.
Percebemos que a concepção de crise do trabalho do pedagogo na escola está em fase de transição, alguns já conseguiram de fato superar a fragmentação do trabalho pedagógico atuando na visão da totalidade conseguindo exercer suas funções no coletivo, tendo maior planejamento do trabalho pedagógico. Outros ainda acreditam que haja uma crise na função do pedagogo na escola, pois não conseguiram perceber a dimensão do trabalho do professor pedagogo unitário, isto fato esta associado as indefinições do curso de Pedagogia no Brasil e a formação do pedagogo.
O que se infere é que os professores pedagogos devem ser capazes de não apenas refletir, mas intervir sobre a prática pedagógica, organizando o espaço de aprendizagem, de maneira a que todos possam criar novas práticas, superando a idéia de que educação é espaço de execução de decisões burocráticas, mas espaço criativo, crítico, de discussão e pesquisa, cuja finalidade maior é oportunizar aos educandos conhecimentos que possibilitem ascensão cultural e social.
Considerações Finais
Pedagogos Unitários atuam comprometidos com o trabalho coletivo, na escola pública atual não se concebe e permite mais a atuação do pedagogo de forma fragmentada. É preciso que o mesmo trabalhe na visão do coletivo, com a função de ser o articulador e organizador do trabalho pedagógico. O professor pedagogo no trabalho unitário atua na escola na busca da emancipação do trabalho pedagógico, na emancipação do aluno filhos das classes trabalhadores, na busca da plena cidadania.