Introdução e Objetivo

A patologia na construção civil tem ganhado espaço cada vez maior a partir da utilização de materiais de baixa qualidade mas, principamente por fatores que tem extrema influência na degradação das construções como variações climáticas (temperatura, excesso umidade, reações químicas e erosões), sendo necessario identificar as formas de manifestação das patologias para poder definir soluções adequadas para evitar ou até mesmo corrigir problemas já provocados por esse tipo de patologia.

Dentro desse contexto, esse estudo teve como objetivo, identificar as principais causas de patologia ocorridas por excesso de umidade/infiltração, bem como as formas de correção desse problema na construção civil.

Justifica-se a elaboração do estudo, pois o Brasil ainda está atrasado no estudo das patologias, ou seja, ainda são poucas as pesquisas realizadas nessa área em obras brasileiras.

Metodologia

Para a elaboração do estudo, utilizou-se os métodos de abordagem qualitativo. Quanto aos fins, a pesquisa classifica-se como pesquisa bibliográfica. Descritiva porque procurou descrever sobre a importância da Patologia na construção civil e seus benefícios e como bibliográfica, porque foram consultados sites especializados de pesquisa, artigos, mídias eletrônicas, entre outros.

Resultados

Com a elaboração da pesquisa, foi possível constatar que a patologia nas edificações se dedica ao estudo de anomalias ou problemas do edifício e as alterações anatômicas e funcionais causadas no mesmo. Estas doenças podem ser adquiridas durante a execuçaõ da obra (emprego inadequado de materiais e métodos construtivos) ou na concepção do projeto, ou mesmo serem adquiridas ao longo de sua vida.

É importante destacar a importância do conhecimento dos processos de degradação da construção e seus agentes causadores pelas pessoas responsáveis pela execução destes, em que, o objetivo principal é poder proporcionar uma ampla durabilidade das edificações.

Observou-se também que o elemento mais preocupante é oriundo do execesso de umidade, ocasionando problemas variados devido a constante infiltração que ocorre na edificação, gerando diferentes tipos de degradação, o que ressalta ainda mais a importância de exercer maior controle de penetração de água na edificação.Dessa forma, pode se afirmar que a utilização de aditivos (impermeabilizantes) junto do preparo de argamassas e concreto tem proporcionado maior redução de porosidade, evitando que haja penetração por agentes corrosivos que causam a depreciação da edificação.

Considerações Finais

Com a revisão bibliográfica realizada, foi possível entender que a origem das falhas está, em primeiro lugar, no projeto deficiente; em segundo lugar, em falhas de execução; em terceiro, nos materiais empregados; em quarto, na má utilização dos edifícios pelos usuários.