Introdução e Objetivo
Os grupos sociais são de extrema importância, ao longo de nossas vidas, pois assim que nascemos pertencemos ao grupo da família, logo depois vem a escola, os grupos religiosos e quando entramos na vida adulta, a admissão ao grupo organizacional.
Um grupo é definido como dois ou mais indivíduos que se reúnem e visam um determinado objetivo para assim alcança-lo com êxito e satisfação.
Grupo de trabalho é aquele que interage basicamente para compartilhar informações e tomar decisões para ajudar cada membro em seu desempenho na sua área de responsabilidade. Na maioria das vezes, passam por um a sequência padronizada em sua evolução, que pode ser chamada de cinco estágios, a formação, tormenta, normalização, desempenho e interrupções.
Este artigo tem por objetivo enfatizar a importância dos grupos dentro das organizações.
Metodologia
Quanto a metodologia o presente artigo caracteriza-se como um estudo bibliográfico. O método escolhido permite o melhor entendimento sobre o assunto que será tratado, pode ser também classificada como descritiva, tendo em vista que pretendeu-se descrever a importância dos grupos de trabalho nas organizações.
Resultados
Considerando que o presente estudo se trata de uma pesquisa bibliográfica, os resultados aqui descritos serão com base na importância dos grupos de trabalho a partir dos autores consultados.
Dentro das organizações cada um dos membros contribui conforme suas habilidades, sendo que um pode se destacar mais dos que os outros, assim pode se colocar a frente de determinados projetos, enquanto outra pode destaca-se para resolver desacordo e discussões, acalmando os ânimos.
Os grupos são influenciados por seu tamanho pois um grupo pequeno tem suas funções realizadas mais rapidamente que os grupos maiores que tem vantagens sobre eles pois recebem contribuições diversificadas fazendo com que sejam mais eficientes.
Quando as pessoas fazem parte de um grupo sentem-se pressionadas a seguir as normas estipuladas por ele, podem ser desenvolvidas rapidamente se os membros desejarem elas se aplicam ao comportamento e não aos pensamentos e sentimentos de cada um.
Existe também os grupos temporários que, podem ser criados para execução de tarefas com prazos definidos onde não seguem o mesmo padrão para sua formação, tendo sua própria sequência, como tem prazo não há tempo para estabelecer laços.
Considerações Finais
Diante da pesquisa realizada podemos definir que muitas decisões dentro das organizações são tomadas por grupos, equipes ou comitês, fazendo com que sejam capazes de gerar informações e conhecimentos mais completos agregando-se recursos de diversos indivíduos.