Introdução e Objetivo
O estágio supervisionado em Educação Física é uma exigência imposta para a conclusão do curso superior, e se faz imprescindível na formação dos acadêmicos, visto que os acadêmicos vivenciam na prática o conhecimento adquirido no decorrer do curso e estreitam as relações com o cotidiano escolar. Neste sentido, enfatiza-se a relevância das três etapas do estágio. Na observação, o acadêmico se aproxima da rotina escolar, dos métodos e dos educandos. Na segunda etapa, de participação, o mesmo auxilia nos processos pertinentes ao ensino e aprendizagem dos alunos, colaborando com o docente regente de turma. E na terceira etapa, de regência, o acadêmico dispõe de recursos para ministrar um conteúdo com a turma em que realiza o estágio. Desta forma, o objetivo deste estudo foi apresentar um relato de experiência, a partir das orientações e supervisões realizadas no estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade Integrado de Campo Mourão - PR.
Metodologia
Trata-se de um estudo descritivo acerca de um relato de experiência. Dessa maneira, o estudo foi realizado a partir das orientações e supervisões nas etapas do estágio supervisionado realizadas com os acadêmicos do curso de licenciatura em Educação Física da Faculdade Integrado de Campo Mourão-PR.
Resultados
A partir da experiência realizada por meio das supervisões e orientações do estágio supervisionado do curso de licenciatura em Educação Física, foi possível vivenciar e perceber a importância de tal etapa para o futuro professor de Educação Física. Esse período, consiste de um momento único de vivência prática da docência para o acadêmico durante a graduação. Dessa forma, o objetivo da prática do estágio supervisionado é a de desenvolver em cada acadêmico não apenas a compreensão das teorias estudadas durante o período de graduação, mas também a aplicabilidade e a reflexão sobre a prática que se inicia neste momento, instrumentalizando o professor em formação, visando a transformação da sociedade. Destacou-se ainda, o estreitamento do acadêmico com o ambiente e com a comunidade escolar durante as fases do estágio. Outro ponto que deve ser salientado, é a relação da instituição (faculdade) com as escolas, tal relação oportuniza a boa formação do acadêmico e ainda a participação de atividades que vão além do estágio, como atendimento à comunidade em eventos e festas comemorativas com a comunidade. Em suma, o estágio supervisionado dá a noção do que o futuro professor irá passar no seu cotidiano profissional, aprendendo a lidar com os desafios diários e conseguir atingir seu objetivo maior, que é o aprendizado. Por último, durante o estágio, o acadêmico se depara com inúmeras dificuldades e desafios, que são apresentadas durante a orientação de estágio. Assim, juntamente com o professor orientador, o estagiário troca experiências para que alcance a resolução dos problemas e a superação dos desafios do ambiente escolar.
Considerações Finais
Conclui-se com o estudo que o estágio supervisionado é fase fundamental para o amadurecimento e para uma formação acadêmica coerente e densa. Considera-se que o estágio supervisionado proporciona uma experiência única e também apresenta uma grande importância e significado na formação do acadêmico, é neste momento que o acadêmico se vê professor e avança na profissão, se identificando ou não com a carreira docente.