Introdução e Objetivo

O futebol é um dos maiores esportes do mundo.O futebol vive uma constante transformação no dia a dia e ano a ano, define que é o esporte da “vitrine constante”, deixando assim entender aos jovens que pode ser um meio mais fácil de obter renda familiar. A profissionalização do futebol requer uma rotina árdua para quem quer ser um jogador no futuro. A popularidade do esporte no Brasil no meio dos torcedores é explicada no fato de associação com a imprevisibilidade do jogo, fazendo assim a associação com o mundo “sobrenatural”, de crenças e magias. A presente pesquisa objetiva identificar a percepção de torcedores de Campo Mourão - PR sobre a relação do futebol Brasileiro e Europeu.

Metodologia

É uma pesquisa de caráter descritivo e natureza quali-quantitativa. A população foi composta por torcedores de futebol que residem na cidade de Campo Mourão, e como amostra foram investigados 40 torcedores que tenham no mínimo 18 anos. O instrumento utilizado foi um questionário contendo seis questões mistas convalidado por quatro professores do IES. Primeiro o projeto foi encaminhado para aprovação do Comitê de Ética, e depois apresentado ao público alvo. O instrumento foi aplicado nos diversos meios públicos, como abordagem em um jogo de futebol, nos intervalos na faculdade e aplicado instrumentos com alunos torcedores, foi a bares e lanchonetes que transmitiam jogos para aplicar com os torcedores e após jogos amadores aplicando o instrumento a quem estava jogando. A análise dos dados foi feita através de estatística básica descritiva, e análise de conteúdo proposto por Bardin (2009), em forma de categorização das respostas e os resultados demonstrados por meio de gráficos e quadros.

Resultados

42% dos entrevistados torcem para o Corinthians, 13% para o Flamengo, 12% Palmeiras, 7,50% dos times São Paulo e Santos, 5% torcedores do Botafogo e 5% não torce para nenhum time no Brasil. 2,5% Atlético-PR, Cruzeiro e Internacional. Torcida de times estrangeiros: 27,5% Real Madrid, 22,5% não torcem por nenhum clube europeu, 17,5% Barcelona, 12,5% Manchester United, 10% para o Chelsea, 7,5% para o Liverpool e 2,5% torcem pelo Borussia Dortmund. Para 15% o futebol Brasileiro está mais evoluído devido melhores treinamentos (3), melhor formador de jogadores (2) não possui acesso ao futebol europeu (1). 85% responderam que o futebol europeu está mais evoluído, pois realizam maiores investimentos no clube (11), usam a cultura do futebol de uma forma mais elaborada (6), infraestrutura e futebol mais organizado (5), mais estudos (4 t), e possuir melhores jogadores (3). 28% dos entrevistados o futebol mais atrativo é o Brasileiro, justificando paixão ao clube (2),  jogo mais imprevisível (4 torcedores) sem ter o melhor ou o pior em campo, e jogadores com mais amor à camisa do clube (3). 72% dos entrevistados apontam o futebol europeu mais atrativo e justificaram que existe na Europa mistura de estilos de jogo (7), os times são mais estruturados e melhores taticamente (5), os melhores jogadores jogam nos clubes europeus (7) e torcida mais organizada (3). Em 18% dos entrevistados o futebol mais organizado é o Brasileiro, devido melhor preparação de jogadores de base (2), amor ao futebol sua profissão (2), alguns afirmam que no Brasil é que foi criado o futebol na verdade (3). Para 82% dos entrevistados o futebol europeu mais organizado e utilizaram como justificativa miscigenação cultural em campo (2), organização do clube dentro e fora de campo (9), treinamentos específicos (14 torcedores), apresentam um futebol mais tático (3) e jogadores mais completos (3). Em 20% dos entrevistados o futebol mais forte economicamente é o Brasileiro, utilizaram como justificativas que os clubes brasileiros têm um melhor marketing (3), e cativam mais sócios com benefícios aos torcedores (3 torcedores). Já 80% dos entrevistados colocam o futebol europeu com maior força econômica, utilizaram justificativas como saber usar melhor os recursos para melhoria do clube em geral (10 torcedores), usam melhore os recursos para buscar novos jogadores para contratação (10), sabem utilizar o marketing em pró do clube (7), e utilizam melhor os recursos para melhorar a infraestrutura do clube (5).

Considerações Finais

O futebol europeu é mais evoluído que o brasileiro pelo mesmo ser mais atrativo para ser apreciado no quesito tático e técnico. A organização enquanto clube possui mais força econômica apontam o futebol europeu em sua maioria mais organizado. O futebol brasileiro se encontra fragilizado: na organização, estrutura e formação dos atletas, e o futebol europeu, uma organização que valoriza a estrutura, desde o jogador ao campeonato.