Introdução e Objetivo
O ensino a distância (EaD) surge em nosso cenário trazendo a possibilidade de ofertar educação a pessoas que não têm acesso, seja por motivo geográfico, financeiro ou de outra ordem bem como facilitar esse acesso a outras pessoas que se identificam com esta maneira de ensino/aprendizagem. Nesse contexto, muitas instituições de ensino estão fazendo uso de alguma plataforma de EaD, seja de forma presencial, semipresencial ou apenas como uma disciplina no corpo de um curso de graduação presencial. Diante dessa modalidade, a oferta da disciplina de Leitura e Interpretação de Textos (LIT) nesses moldes parece ser um encaminhamento interessante e oportuno a fim de que um maior número de cursos de graduação tenha acesso a esse tipo de conhecimento. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é apresentar o método de inserção, as dificuldades encontradas e os resultados obtidos da oferta à distância da disciplina de LIT em cursos de graduação presenciais em uma instituição de ensino superior.
Metodologia
Esse estudo é caracterizado como exploratório, pois não há conclusões definitivas sobre o assunto. É também qualitativo, porque se baseia no relato da experiência do gestor da disciplina. Finalmente, trata-se de um estudo de caso, pois se fundamenta na experiência de apenas uma disciplina específica em uma instituição de ensino superior privada. Especificamente, o caso utilizado para este estudo envolve a oferta da disciplina de LIT nos cursos de graduação da Faculdade Integrado de Campo Mourão. A matriz curricular dos cursos foi alterada com a substituição da disciplina de Formação Geral I pela disciplina de LIT no formato EaD, sendo que as aulas presencias e também a forma de avaliação foram readequadas ao modelo. O estudo se fundamenta no relato da experiência da gestora da disciplina, a qual foi implantada a partir de 2014 em praticamente todos os cursos de graduação ofertados pela instituição.
Resultados
A disciplina de LIT foi inserida nos cursos de graduação presenciais com o intuito de proporcionar aos acadêmicos uma nova tecnologia de ensino bem como uma maneira diferenciada de estudo ao método tradicional, sendo que sua viabilização se deu pelo portal Blackboard. A matéria utilizada está disponível em forma de vídeo-aulas, slides e livro texto dentro da disciplina. As provas online referentes ao material também encontram-se no portal. Duas aulas presenciais foram implantadas na tentativa de sanar as dúvidas antes das provas online acontecerem. A terceira e última prova é presencial. Um calendário próprio da disciplina foi feito e teve de ser inserido ao calendário acadêmico de cada curso para que os estudantes pudessem se orientar com relação às atividades ofertadas. Esse modelo apresentado é resultado de várias modificações que se fizeram necessárias no decorrer do período estudado. No início do período de estudo os acadêmicos se demonstraram muito mais resistentes a alguns fatores do que os do final do processo. Acreditamos que isso aconteceu devido às modificações realizadas em prol da disciplina durante o período. Dentre estes fatores, alguns se destacaram, os quais são apresentados a seguir. Quanto à tecnologia, percebe-se que há dificuldade por parte dos acadêmicos em se organizar com datas e em acessar a Internet em locais que não são os da faculdade. Quanto à comunicação, alunos ignoravam os e-mails e avisos enviados pelo professor na tentativa de interagir e chamar a atenção dos mesmo. Finalmente, observa-se que os acadêmicos, em relação à forma de estudo, não estavam culturalmente preparados para assumirem uma disciplina em que o professor assume uma postura de tutor e o aluno se torna responsável por seu cronograma de estudos.
Mediante as necessidades, alterações na forma de avaliação, na disponibilização do material e nas aulas presenciais ocorreram. Essas medidas proporcionaram aos acadêmicos maior facilidade e segurança relacionadas ao seu próprio estudo. Um professor gerencia toda a disciplina dando total suporte online. Também é oferecido revisão de todo o conteúdo estudado dias antes da prova presencial a ser realizada. Estas alterações realizadas ao longo de todo o processo de implementação demonstraram ser adequadas, uma vez que o aproveitamento acadêmico tem melhorado ao longo do tempo, bem como a avaliação que os acadêmicos realizam para demonstrar suas impressões sobre a disciplina.
Considerações Finais
Considera-se que o estudo atingiu seus objetivos. Foi apresentado o método de inserção da disciplina no formato EaD, o que pode ser útil para outras instituições. Na sequência, o estudo revelou as dificuldades encontradas, favorecendo a antecipação de problemas de implementação. Finalmente, o estudo evidenciou os resultados conquistados, mostrando que as dificuldades podem ser superadas, de forma que a disciplina ofertada a distância contribua para o sucesso dos cursos de graduação presenciais.