Introdução e Objetivo
Anos atrás, era inadmissível afirmar que o processo empreendedor poderia ser ensinado para um indivíduo, pois acreditava-se que era algo que nascia com cada pessoa, e esta estaria predestinada ao sucesso. No entanto, este paradigma foi quebrado nos dias atuais.
Acredita-se que os empreendedores inatos continuam existindo, mas também que qualquer pessoa pode ser capacitada para ser um empreendedor de sucesso. Com este intuito, muitos países, inclusive o Brasil, estão abrindo cursos universitários com disciplinas específicas de empreendedorismo.
Já que, para ser um empreender de sucesso, o indivíduo deve possuir conhecimento e, transformar as informações e as ideias em oportunidades, além de tomar decisões pautadas no planejamento.
Assim, essa pesquisa teve como objetivo estudar e entender o processo empreendedor e suas atividades no contexto atual.
Metodologia
Para desenvolver esta pesquisa, utilizou-se o método de abordagem qualitativo, pois foi necessário realizar um estudo do processo empreendedor.
Quanto aos fins, classifica-se como descritiva, uma vez que se descreveu o processo empreendedor.
Quantos aos meios, classifica-se como bibliográfica, haja vista que se realizou a busca de informações por meio de pesquisa bibliográfica, em livros e em documentos digitais.
Resultados
O processo empreendedor é composto por quatro fases, quais consistem em:
1ª Identificar e Avaliar Oportunidades – envolve a abertura de uma nova empresa ou até mesmo o lançamento de um novo produto, tendo início a partir de uma ideia, a qual denomina-se oportunidade identificada.
Assim, faz-se necessário diferenciar ideia de oportunidade. A ideia o indivíduo não se preocupa se uma atividade específica trará lucro ou não, com o prazo de retorno do investimento inicial, e nem de quanto será o valor do investimento.
Já a oportunidade é decorrente de uma ideia, que foi analisada previamente, ou seja, com potência de retorno econômico. Nesse sentido, deve ser avaliado, por exemplo, necessidades dos consumidores, taxa de crescimento do mercado, concorrentes, necessidade de investimento inicial e retorno sobre o investimento.
2ª Plano de Negócio – é uma ferramenta de planejamento que auxilia o empreendedor a verificar se há viabilidade de um projeto.
Com o auxílio do plano de negócio é possível implementar a oportunidade identificada, estabelecer diretrizes para o negócio, gerenciar de forma eficaz e tomar decisões.
3ª Determinar e Captar os Recursos Necessários – a partir da elaboração do plano de negócio é possível captar recursos do mercado ou utilizar recursos próprios. Na maioria dos casos, o empreendedor utiliza recursos próprios, há casos que são de parentes, amigos e/ou até de investidores.
Os investidores são pessoas físicas que identificam a oportunidade, investem recursos no negócio e, quando o negócio evolui, vendem sua parte por um valor maior do que quando adquirido.
Há também o capitalista de risco, é uma empresa de investimentos, que aplica recursos no negócio assumindo o risco junto com o empreendedor. Isto é diferente de um financiamento, pois, quando o negócio não dá certo, o empreendedor não deve nada, mas, se o negócio dá certo, o capitalista de risco vende sua parte acionária por um valor maior.
Também pode ser citado o governo, como, por exemplo, a Finep que financia projetos inovadores de pesquisa cientifica e tecnológica, e as incubadoras, que não são fontes de dinheiro, mas que possibilitam um ambiente propício ao desenvolvimento de um novo negócio.
4ª Gerenciar a empresa criada – nesta fase inicia-se o gerenciamento e monitoramento do dia-a-dia da empresa, deve-se estabelecer fatores críticos de sucesso, identificar um sistema de controle, profissionalizar a equipe de gestão e entrar em novos mercados.
Considerações Finais
A partir da realização de todas as quatro fases do processo empreendedor, e tendo em mãos um plano de negócio bem elaborado, será possível gerenciar um negócio de forma eficaz e tomar decisões acertadas.
Nesse sentido, esses ensinamentos possibilitam a formação de novos empresários, de empresas superiores e que, de certa forma, isto influenciará positivamente na riqueza econômica de um país.