Introdução e Objetivo
A Educação Física, ao aumentar sua abrangência social, deixou sua delimitação de atuar apenas no ambiente escolar, passando a interagir com todos os processos de educação continuada. Todavia, sabe-se que um indivíduo ao iniciar um programa de atividade física, necessita de cuidados para que a prática possa realmente trazer os benefícios almejados através do treinamento. Um aumento da demanda no mercado de trabalho do profissional de Educação Física abriu possibilidades para a atuação personalizada. Antes de tudo é necessário dominar o que se irá fazer, ou seja, estar preparado para as demais situações que possam ocorrer com alunos, organização e também no planejamento. Mostrando assim na prática a sua eficiência, cumprindo os objetivos estabelecidos. Partindo desses princípios, mencionados, tem-se como objetivo verificar como os profissionais de Educação Física planejam seu trabalho para á partir de um olhar personalizado visualizar o campo de atuação de um Personal de bacharel.
Metodologia
O estudo tem caráter quanti-qualitativo de natureza descritiva. A população desta pesquisa deu-se com os profissionais de Educação Física do município de Peabiru – PR que atuam com o treinamento personalizado. A amostra foi composta por 6 personal trainers, sendo 4 homens e 2 mulheres. O instrumento para a coleta de dados foi um questionário elaborado pelo próprio autor com perguntas abertas e fechadas, totalizando em 12 perguntas.
Resultados
Referente a escolaridade dos personal trainers do município de Peabiru – PR 49,98% deles possuem pós graduação em Educação Física, 33,32% são graduados e apenas 16,66% apenas curso técnico e todos eles participam de cursos de capacitação profissional no mínimo 1 vez ao ano.
No item de satisfação profissional como personal trainer 49,98% estão muitos satisfeitos com a profissão, 33,32% estão satisfeitos e apenas 16,66% muito insatisfeito. A ideia se equipara, pois 66,64% atende atualmente cerca de 4 a 6 alunos e 33,32% atende atualmente mais de 10 alunos. Em resposta ao valor que os profissionais cobram por cada 1 hora de aula, 83% cobra o referente valor de até R$35 e o outros 17% cobram de R$36 a R$45 hora aula. A pergunta que diz a periodização de treinamento eles foram unanimes em dizer que fazem a periodização e explicaram relatando que a periodização é necessária e importante para poder atingir o objetivo dos alunos de forma segura e eficaz, para assim também poder variar os treinos para novos estímulos musculares e não atingir um platô de treino. Corroborando com a questão em que cem por cento dos entrevistados dizem fazer um treinamento específico para cada aluno. A questão relativa em qual é o diferencial de cada um e se pensaram em um plano estratégico, apontaram como diferencial a pontualidades, ou seja, o compromisso em cumprir os horários, preocupação com os resultados, a criatividade, variedade de treinamento e até mesmo a experiência. Partindo também em dizer que todos planejaram seu negócio antes de tudo, pensando a respeito da estrutura, equipamentos e controle financeiro. O entrevistado 03 diz “A aquisição de equipamentos novos, ampliação da estrutura, climatização, controle financeiro e trabalho realizado com o aluno anotado e informatizado”, sendo estas suas principais preocupações relacionadas ao planejamento estratégico. No quesito de divulgação de trabalho 90% dos entrevistados dizem fazer, porém utilizam apenas uma ou duas das opções de divulgação, já 10% diz não fazer divulgação de trabalho.
Considerações Finais
Concluiu-se que os personal trainers do município de Peabiru – PR possuem um amplo conhecimento a respeito do treinamento personalizado, pois, possuem um número significante de alunos e uma boa remuneração. Já como gestores deixam em vago a questão da divulgação ou marketing de seu trabalho em razão que exteriorizam pouco ou quase nada, uma vez que possuem capacidade suficiente para organizar questões financeiras, aquisições e preocupação com o espaço físico.