Introdução e Objetivo

A Síndrome do Autismo caracteriza-se por um transtorno no desenvolvimento no que se refere à interação social e comunicação que, geralmente, costuma dar seus primeiros sinais a partir dos três anos de idade. Dentro do Transtorno do Espectro Autista há uma síndrome conhecida como a Síndrome de Asperger a qual apresenta traços mais leves do autismo. O diagnóstico deve acontecer o mais cedo possível para iniciar um tratamento multidisciplinar que possibilite o desenvolvimento de habilidades e uma redução no comprometimento da aprendizagem destes indivíduos. Professores necessitam conhecer as características e a especificidade do trabalho que deve ser realizado para que possa incorporar em seu planejamento pedagógico estratégias mais eficazes.Os objetivos consistem em discutir o papel do professor na inclusão de alunos com Síndrome de Asperger no ensino regular, apresentar um histórico sobre a Síndrome de Asperger e conhecer suas características e causas.

Metodologia

Com relação aos objetivos, este estudo é de natureza básica visto que propõe uma pesquisa não aplicada. Se configura como pesquisa qualitativa que busca compreender a realidade por meio de uma análise qualitativa dos materiais produzidos na área, descrevendo a atuação do sujeito no contexto estudado. O percurso metodológico se baseia no estudo bibliográfico e documental de materiais disponíveis em livros, artigos científicos e sites oficiais que tratam da Síndrome de Asperger.

Resultados

O estudo encontra-se ainda em fase de coleta e análise de referenciais que tratam da Síndrome de Asperger.

Considerações Finais

A falta de conhecimento dos educadores é muito grande e, por isso, essas crianças são vistas apenas como estranhas, pela sua falta de comunicação e socialização. A partir do diagnóstico, o professor necessita de orientações e conhecimento, levando-o a pesquisar sobre a síndrome para ser capaz de trabalhar de forma diferente com essa criança ou adolescente e garantir seu direito à educação.