Introdução e Objetivo
O principal objetivo da sustentabilidade ambiental é preservar a integridade dos subsistemas ecológicos. A geração de energia no mundo está limitada, em sua grande maioria, nas fontes de energias tradicionais como petróleo, carvão mineral e gás natural. Tais fontes são poluentes e não-renováveis, mas no futuro, inevitavelmente serão substituídas.
A Engenharia de Produção (EP) se propõe a gerenciar de forma adequada, eficaz e eficiente os fatores de produção, com o objetivo de promover melhorias contínuas nos sistemas produtivos envolvendo produtos e/ou serviços.
Sendo assim, este estudo tem como objetivo mostrar a importância do Engenheiro de Produção e destacar sua função no setor energético: atender a demanda da sociedade ao produzir cada vez mais sem que o meio ambiente seja prejudicado, e ao mesmo tempo gerar lucro para as organizações.
Metodologia
A pesquisa tem como método de abordagem o hipotético-dedutivo, e como método de procedimento o monográfico. A pesquisa classifica-se quanto aos fins como descritiva, e quanto aos meios, como bibliográfica e digital. O estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica em artigos, trabalhos técnicos, internet e outras fontes (congressos, seminários, livros), para encontrar informações que venham colaborar com as diretrizes relacionadas ao artigo, cujo objetivo é mostrar o papel do Engenheiro de Produção.
Resultados
Após as discussões teóricas obtidas no decorrer do estudo com relação ao -papel do Engenheiro de Produção no Setor Energético, foi possível constatar que o seu objetivo maior é conseguir que os efeitos ambientais não ultrapassem a capacidade de carga do meio onde se encontra a organização, ou seja, fazer com que se produza com sustentabilidade.
Os resultados mostraram que o importante é a geração de riquezas utilizando os recursos naturais de modo sustentável e respeitando a capacidade de recuperação e recomposição desses recursos, criando mecanismos para que toda a sociedade tenha acesso a esses recursos.
A melhor forma de se conciliar geração de energia e sustentabilidade ambiental é a gestão e a eficiência energética, ou seja, a energia gerada é fornecida de modo a atender as necessidades atuais, porém sem comprometer a capacidade das futuras gerações de satisfazerem as suas necessidades.
As tecnologias usadas para melhorar a eficiência na geração, armazenamento e transmissão de energia também são importantes neste contexto.
Considerações Finais
De acordo com o estudo realizado, conclui-se que, a competitividade entre as empresas de geração de energia, vem aumentando devido as necessidades com a preservação do meio ambiente.
Nessa perspectiva de evolução dos sistemas de produção, o Engenheiro de Produção se propõe a gerenciar de forma adequada, eficaz e eficiente os fatores de produção, com o objetivo de promover melhorias contínuas nos sistemas produtivos