Introdução e Objetivo
A presente pesquisa é um recorte espacial, temporal e temático de um projeto de maior abrangência intitulado CINESPAR: Cinema Itinerante. Trata-se de um projeto de extensão do USF – Universidade Sem Fronteira vinculado à SETI – Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, financiado pelo Fundo Paraná.
Entre os filmes que retratam o espaço rural estão às produções cinematográficas de Amacio Mazzaropi, que não produzia filmes sobre o Brasil, mas para o Brasil, seus filmes identificam-se com o povo simples, que contribuiu também para consolidação de uma memória nacional sobre o caipira.
Por meio da análise dos filmes, pretende-se identificar a linguagem simples e popular utilizada pelo cineasta que revela um conteúdo documental, que tem grande significado, e contribui para a construção da identidade e entendimento do homem do campo.
Metodologia
Foram selecionados dois tipos de métodos para que o tema do estudo em questão possa melhor ser analisado, sendo o método observacional e o método fenomenológico. Cada metodologia agindo de acordo com suas características essenciais, sendo o observacional para analise dos aspectos como: conteúdo, personagens, acontecimentos principais, cenário, lugares e tempo em que decorre a história narrada dos filmes. E o fenomenológico o modo mais adequado para entender o mundo vivido pelo homem do campo.
Nesse sentido dos 32 filmes de Mazzaropi ateve-se àqueles que retratam a realidade do homem do campo, buscando analisar aspectos como paisagem, costumes e hábitos, juntamente a isso identificar a percepção que o publico do projeto CINESPAR têm ao assistirem esses filmes. No que se refere à metodologia, analisou-se os filmes no contexto de sua produção, realizou-se entrevistas e aplicou-se questionários às pessoas que assistiram ao filme exibido pelo projeto.
Resultados
Nossa pesquisa foi movida pela resposta das seguintes perguntas: Os filmes de Amacio Mazzaropi representa de alguma forma o homem do campo ? O publico se identificam com seus filmes?
O Cinespar recebe espectadores de todas as faixas etárias. Os títulos dos filmes e documentários disponíveis para exibição são produções do cinema nacional e contemplam o público infantil e adulto. O projeto tem os direitos de exibição de mais de 80 filmes entre longas e curtas metragens e mais de 700 documentários nacionais.
A esse respeito mesmo com uma considerável lista de filmes, o que chama a atenção nesta primeira etapa da pesquisa é que após o levantamento do número de exibições durante os três anos de existência do CINESPAR, ainda há um grande interesse por parte dos requerentes em exibir filmes do Mazzaropi. Na primeira edição realizada em 2011, 69% dos filmes exibidos foram obras do Mazzaropi, na segunda edição em entre 2012 e 2013, foram 43 % e, ainda em andamento a terceira edição 2015 e 2016, já conta com quase metade do números de exibições chegando a 45 %.
No que tange a analise das produções cinematográficas de Amacio Mazzaropi, até o momento realizou-se uma breve ficha com informações de 20 filmes de um total de 32, sendo importante destacar que neste momento considera-se apenas a representação do homem do campo em seus filmes, desta maneira a partir de analises realizada concorda-se que, o ator e cineasta manteve como características principal produzir entretenimento voltado para a população brasileira e desta maneira o espaço rural e o modo de vida no campo estão presentes em suas obras. O sucesso do ator e cineasta está ligado a competência de identificar as preferências cinematográficas dos espectadores que acompanhavam a sua produção, não ignorando o conteúdo cultural especifico ao público alvo.
Considerações Finais
Com base na pesquisa realizada, percebe-se que, os filmes do Mazzaropi, expõem de forma critica e questionadora o cotidiano do homem do campo apesar da aparência simples e descompromissada, revelam-se mais incômodos e mais difíceis de serem desconstruídos do que muitos cinemas ditos políticos. Sendo assim alguns filmes de Amacio não são apenas histórias engraçadas, seus filmes buscam o universo do homem do campo, transmitindo o que se passava naquele determinado momento da história e da cultura.