Introdução e Objetivo
Ainda se reflete em grande parte da prática do ensino de geografia, aulas do modelo tradicional, os alunos são obrigados a memorizar informações, o professor dessa disciplina deve entender que é preciso trabalhar com diferentes metodologias e recursos didáticos que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem.
Este resumo justifica-se no sentido que o professor de geografia deve abrir novos horizontes aos alunos para que as aulas se tornem mais atrativas e dinâmicas. Para isto o mesmo deve se comprometer com ensino de geografia se abrindo as novas práticas educativas, sendo mediado do processo de ensino e aprendizado e fazendo a integração entre a teoria e prática, deixando de lado o modelo tradicional, e abrindo caminho para ensino de uma geografia critica e contextualizada com a realidade.
O objetivo é propor ao professor de geografia propostas de metodologias e recursos didáticos diferenciados que o auxiliem na sua prática educativa favoreçam o processo de ensino e aprendizagem.
Metodologia
O trabalho pautou-se na revisão bibliográfica com embasamento teórico em livros e artigos obtidos na esfera eletrônica.
Resultados
O ensino de geografia tem sido alvo de críticas, geralmente as aulas são tradicionais o professor utiliza somente o livro didático, sendo o educando um agente passivo, o que falta é a utilização de metodologias e recursos didáticos que contribua para o desenvolvimento intelectual e social do aluno, formando um cidadão participativo.
Há uma grande variedade de metodologias e recursos didáticos que podem contribuir com propósito de estabelecer uma relação entre a teoria e prática, para isto o primeiro procedimento adotado pelo professor é preciso planejar diferentes estratégias, selecioná-las de acordo com critérios como: conteúdo, objetivo e idade.
Aula expositiva é um método mais utilizado para transmitir conhecimento, mas é preciso abrir espaço para o dialogo, na troca de conhecimento e ideias, a dramatização pode contribuir para refletir sobre determinados assuntos ou para fixar o conhecimento, associando acontecimentos do seu cotidiano com a geografia.
O estudo de caso, e trabalho de campo que permite aplicar os conhecimentos teóricos aprendidos em situações práticas apresentando soluções para resolver esta situação, ou transformar a sala de aula em um país, e descrever a cultura dessa sociedade, criar um jornal feito pelos alunos, na qual estes trazem e reproduzem noticias sobre o conteúdo estudado, a confecção de maquetes para cria paisagens, ou a confecção de jogos e gincanas para observar se o aluno compreendeu o conteúdo,
As metodologias também devem vir acompanhadas de recursos didáticos, o livro didático utilizado pelos professores de geografia deve ser visto como um recurso, mas não o único, muitos professores sustentam a base do seu trabalho apenas no livro didático, mas este não traz todo conhecimento necessário, abordado em sala, devem usar o livro didático para complementar os debates. É necessário buscar outros recursos, como por exemplo, o auxílio de computadores da informática, TV, data show, câmera. Os recursos audiovisuais que do suporte, a pratica educativa, chamando atenção do aluno para o tema.
Ao planejar aula o professor deve escolher diferentes recursos audiovisuais como quadro o álbum seriado, filme, mapas, gráficos, painel, revistas, slides e transparências, com o objetivo do aluno assimilar de melhor forma os conteúdos, através da sua percepção visual, construindo assim seu conhecimento geográfico.
Considerações Finais
Cabe ao professor de geografia propor aos alunos uma aula dinâmica e contextualizada, dessa forma escolhendo metodologias e recursos didáticos distintos para as diversas situações pedagógicas de ensino-aprendizagem, levando em consideração tema da aula, o conteúdo e a faixa etária dos alunos fazendo a integração entre a teoria e prática através de uma perspectiva crítica a fim de que o educando tenha uma participação ativa compreendendo aspectos fundamentais do espaço geográfico.