Introdução e Objetivo

A partir de 1980, os Esportes de Aventura, conhecido também na maioria das vezes como Esportes Radicais começaram a ganhar mais visibilidade pela mídia no Brasil e, a partir do século XX, a busca de esportes que envolvem a natureza vem crescendo cada vez mais. Com o objetivo de buscar mais conhecimentos e compreender melhor esse processo, é que viabilizamos a presente pesquisa, como parte dos estudos sobre a Pedagogia dos Esportes.

 

Metodologia

O presente trabalho foi realizado através de pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório e descritivo, com fichamento específico, tendo como fonte livros, artigos e revistas científicas disponíveis na Biblioteca da Faculdade Integrado de Campo Mourão, sites oficiais e revistas científicas eletrônicas. A pesquisa foi idealizada a partir das aulas de Pedagogia do Esporte, no 1º período do Curso de Educação Física Bacharelado, com discussão e debate dos resultados em sala.

 

Resultados

Assim, o ser humano resolve retornar de volta em suas origens, procurando restabelecer os contatos sociais, sendo assim, entender melhor a importância do convívio social para se ter uma evolução mais benéfica a humanidade. Neste retorno, o ser humano nota uma peça chave importante esquecida pela sociedade: a natureza. Por meio disso, áreas de lazer e turismo, onde os hotéis, pousadas e resorts que estão localizados em matas imensas, são os mais procurados, visando um melhor contato com a natureza como forma de uma maior qualidade de vida e vínculos sociais melhores. Esse retorno para a natureza causou um reflexo muito grande na área esportiva, principalmente nos esportes e nas atividades físicas em contato com a natureza que apresentaram um aumento já na década de 70. Esta procura fez com que fossem criadas as Associações Internacionais, que servem para organizar, regulamentar, delimitar e identificar as áreas desse novo mercado. É importante lembrar que esta área tem sido procurada por pessoas na fase adulta, dos 18 aos 30 anos, pois é nesta idade em que há procura por aventura, pelo radical. Entretanto, não somente esse público tem procurado esse tipo de atividade, pois nem sempre a idade cronológica condiz com a idade social, ou seja, o espirito, a vontade e a necessidade de praticar essas atividades.

Considerações Finais

A velocidade de criação de novos esportes radicais gera um mercado extremamente lucrativo para este tipo de atividade. Podemos citar os esportes de aventura mais praticados no Brasil, como o Surf, Rapel, Skate, Corrida entre outras. Dessa forma, considera-se de extrema importância novos estudos sobre o tema, para subsidiar novas pesquisas, estimulando novos praticantes, novos investidores e apoiadores a esta importante variação do esporte, que tem crescido e evoluído nos últimos tempos.