Introdução e Objetivo

Idealizado por Joseph Pilates, o método Pilates é um programa completo de condicionamento físico que tem como objetivo melhorar o equilíbrio entre o desempenho e o esforço físico, por meio da integração do movimento e ainda requer total concentração do praticante. Entre os benefícios do método, podemos citar a melhora da capacidade respiratória, aumento da resistência e força muscular, melhora da flexibilidade e mobilidade articular, melhora da postura corporal, ganho de consciência corporal, redução da fadiga muscular, melhora da coordenação motora global e do equilíbrio. Dessa maneira, o método Pilates tem se apresentado como um grande aliado das mulheres na promoção da saúde, indicando a possibilidade de ganhos no que se refere à melhora da resistência muscular e da flexibilidade das praticantes. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi avaliar o aumento da resistência muscular abdominal e da flexibilidade de mulheres praticantes do método Pilates no município de Mamborê-PR.

Metodologia

O presente estudo caracterizou-se como quantitativo, de caráter descritivo. Dessa forma, a amostra desse estudo foi constituída por 7 mulheres voluntárias, com idade entre 30 a 50 anos, praticantes do Método Pilates do município de Mamborê- PR. Dessa maneira, foram utilizados os seguintes instrumentos para coleta de dados: o Teste de flexibilidade - Sentar e alcançar no Banco de WELLS e o Teste de Resistência Muscular Abdominal (realizar o maior número de repetições de abdominais por minuto). O pré-teste, foi aplicado 24 horas antes da primeira sessão do método Pilates, com horário individual para cada participante. Foram realizadas 10 sessões de Pilates em solo com cada participante, e no término das 10 sessões foi realizada uma nova aplicação dos testes após 24 horas, o pós-teste. Foi realizada a análise descritiva dos dados, expressos na forma de média e desvio padrão, o programa utilizado foi o Excel 2007.

Resultados

Com relação a média de Flexibilidade no pré-teste e pós-teste por faixa etária, notou-se que a média obtida no pré-teste pelas mulheres com faixa etária entre 30 e 39 anos foi de 28,75 cm, com desvio padrão de 10,25. A média apresentada pelas mulheres com faixa etária de 40 a 49 anos no pré-teste foi de 28,60 cm com desvio padrão de 5,18. Com relação as médias obtidas no pós-teste ambas as faixas etárias obtiveram média de 30 cm com desvio padrão de 8,49 para mulheres de 30 a 39 anos e de 2,65 para mulheres de 40 a 49 anos. É possível identificar que o desvio padrão de ambos os grupos apresentaram diminuição, porém o desvio padrão do grupo de mulheres de 30 a 39 anos ainda é considerado alto, mostrando que o grupo apresenta uma discrepância com relação ao nível de flexibilidade entre as mulheres participantes. Em contrapartida o desvio padrão do grupo de mulheres de 40 a 49 anos, apresentou baixa expressiva. Analisando os resultados dos dois grupos, notou-se melhora do nível de flexibilidade do quadril, dorso e músculos posteriores dos membros inferiores, após as dez sessões do Método Pilates. Quanto à média da resistência muscular abdominal no pré-teste e pós-teste por faixa etária, notou-se que, no pré-teste as mulheres com faixa etária entre 30 e 39 anos, a média foi de 12,5 repetições com desvio padrão de 4,95, e a média obtida pelas mulheres de 40 a 49 anos no pré-teste foi de 11,80 repetições com desvio padrão de 2,17. Com relação as médias obtidas no pós-teste as mulheres com idade entre 30 a 39 anos obtiveram resultado de 17,5 repetições com desvio padrão de 0,71 e as mulheres entre 40 a 49 anos obtiveram média de repetições igual a 14,60  com desvio padrão de 3,65. Observando os resultados de desvio padrão, notou-se que o grupo de mulheres de 30 a 39 anos apresentaram baixa expressiva do pré-teste para o pós-teste, apresentando-se um grupo mais homogêneo com relação ao nível de resistência muscular abdominal no término das intervenções. Já o grupo de mulheres de 40 a 49 anos apresentaram um desvio padrão mais elevado no pós-teste em comparação ao pré-teste, o que demonstra que as participantes do grupo apresentaram resultados muito discrepantes entre elas no pós-teste.

Considerações Finais

A prática do Método Pilates apresenta-se como uma aliada na promoção da saúde de seus praticantes, indicando a possibilidade de melhorar os componentes da aptidão física relacionados a saúde, como a resistência muscular abdominal e a flexibilidade. Vale destacar que, ainda assim, há necessidade de novos estudos relacionados ao tema, na busca de compreender de maneira mais aprofundada as adaptações que ocorrem no organismo dos praticantes do método a longo prazo.