Introdução e Objetivo

O envelhecimento da população é um fenômeno global, graças ao aumento da estimativa de vida. Esse fator tem ampliado e estimulado muitas pesquisas sobre a terceira idade. Nesse sentido, o presente estudo visa demonstrar a grande importância das atividades fisicas no cotidiano dos idosos. Para tanto, o objetivo desse estudo foi verificar o nível de força dos membros superiores e inferiores dos idosos praticantes de atividade física recreativa do Grupo da Paz do Jardim Albuquerque do município de Campo Mourão- PR. 

 

Metodologia

Esse estudo foi realizado por meio de uma pesquisa de campo em idosos praticantes de atividade física recreativa. Fizeram parte da amostra 11 idosos de ambos os gêneros (9 mulheres e 2 homens) com idade entre 55 a 80 anos, que  praticavam atividades físicas regulares (atividades recreativas) e consentiram participar deste estudo. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi à aplicação de testes para verificar o nível de força dos membros superiores e inferiores. a) Para avaliação dos membros superiores: Teste de flexão do cotovelo em 30 segundos. b) Para avaliação dos membros inferiores:Teste de levantar da cadeira em 30 segundos.

Resultados

Os resultados encontrados permitem indicar que houve pequena diferença entre os gêneros, no entanto, observou-se um melhor condicionamento dos níveis de membros superiores e inferiores no gênero masculino. No gênero masculino, os resultados do teste de membros superirores (teste de flexão do cotovelo em 30 segundos) mostraram que 100% dos idosos foram classificados com nível de força regular. Enquanto o gênero feminino apresentou  89% das idosas classificadas com nível de força regular e 11% com apresentaram nível de força ruimNo teste de membros inferiores (teste de levantar da cadeira em 30 segundos) 100% dos idosos do gênero masculino foram classificados com nível de força regular, já quanto as idosas o nível de força de membros inferiores foi classificado como ruim em 44% delas e 55% delas como regular.

Considerações Finais

Conclui- se que, o nível de força de membros superiores e inferiores dos idosos praticantes de atividade física recreativa, foi classificado como regular e ruim. Considerando que os voluntários do estudo não apresentaram níveis satisfatórios de força de membros superiores e inferiores, sugere-se a necessidade de adequação do programa de atividade física para auxiliar na melhora destes níveis de força.