Introdução e Objetivo

A prática da Capoeira auxilia o Desenvolvimento, pois possibilita continua mudança no comportamento e capacidade funcional, através da interação entre necessidades da tarefa, biologia do indivíduo e condições do ambiente. O objetivo é analisar o nível de desenvolvimento motor em praticantes de capoeira, com idade de 8 a 10 anos, no Município de Janiópolis-PR.

Metodologia

A pesquisa se caracteriza como pesquisa descritiva, através de metodologia quantitativa fazendo uso de um estudo de caso, ao abordar a análise de uma amostra populacional definida, a fim de analisar uma situação particular. Neste caso, a situação é o nível de desenvolvimento motor de crianças 8 a 10 anos que praticam capoeira. A amostra do estudo foi composta por 10 praticantes de capoeira, com idade 8 a 10 (9,2±0,8 e DP 0,79), no Município de Janiópolis – Pr. Essa amostra representa 25% da população que pratica capoeira nesta faixa etária na escola. Os materiais utilizados para coleta de dados foi uma câmera, prancheta, papel e caneta, para analisar e anotar os testes motores ou avaliação de desenvolvimento motor proposta por Rosa Neto, sendo quatro exames diferentes para cada grupo de motricidade avaliada: a fina, global, equilíbrio e esquema corporal/rapidez. Esses testes são referentes ao grau de capacidade motora para crianças de 7 a 10 anos de idade.

Resultados

Na Motricidade Fina, para o teste Bolinha de Papel 90% das crianças passaram para a próxima avaliação, no teste Ponta do Polegar 80% realizaram perfeitamente, no Lançamento com Bola foram 50% que fizeram corretamente e no teste Circulo com o Polegar 40% das crianças analisadas obtiveram resultados satisfatórios em todos os testes realizados. Enquanto, apenas uma criança não conseguiu completar o teste inicial e passar para os testes seguintes. Para a Motricidade global foram realizados os seguintes testes: Pé Manco, Saltar uma Altura de 40 cm e Saltar sobre o Ar, para cada um desses testes o resultado foram iguais e 80% das crianças realizaram, só no teste do Pé Manco com Caixa de Fósforos 50% concluíram. Metade das crianças alcançaram resultados satisfatórios em todas as fases deste teste e apenas duas crianças não conseguiram avançar do primeiro nível. Os testes de Equilíbrio de Cócoras foram iniciados de forma satisfatória por todas as crianças no primeiro nível 100%, no teste de Equilíbrio com o tronco Flexionado 70% das crianças executaram corretamente, no teste para fazer o quatro 60% mostrou equilíbrio e avançou. Por tanto no decorrer dos testes houve crianças que não conseguiram completar as tarefas, finalizando a sequência com o teste de Equilíbrio na Ponta dos Pés, onde 40% das crianças conseguiram realizar todas as avaliações com êxito. No teste de Esquema Corporal (rapidez) as crianças apresentaram o melhor desempenho. Foram realizados quatro testes e somente na última avaliação (Representação de Movimentos da Figura Humana), um único aluno não conseguiu realizar o teste. Desse modo, 90% das crianças cumpriram com todas as atividades do teste de esquema corporal e rapidez. Sendo que para os testes de Execução de Movimento na Ordem, Reconhecimento Sobre o Outro e Reprodução de Movimento ouve 100% que fizeram os gestos e movimentos corretamente.  O grupo obteve bom desempenho no desenvolvimento do equilíbrio e coordenação motora, influenciando positivamente no desenvolvimento psicomotor destas crianças. E na análise individual dos testes de Equilíbrio, Coordenação Motora e Desenvolvimento motor, nem todos os indivíduos se encontram na fase ideal considerado pela idade cronológica.

Considerações Finais

O presente trabalho analisou o desenvolvimento motor proporcionado pela capoeira em crianças de 8 a 10 anos de idade. De modo geral, as crianças apresentaram um resultado consideravelmente satisfatório nas quatro categorias avaliadas, sendo destacado o teste de Esquema Corporal/Rapidez, no qual 90% dos alunos conseguiram realizar com êxito todos os testes. Os testes de MF, MG e Equilíbrio resultaram em avaliações medianas, com poucos alunos atingindo a fase final de cada etapa.