Introdução e Objetivo
O principal objetivo de um treinamento é adaptar o organismo humano para melhor realizar uma determinada tarefa. No futsal os atletas são exigidos de algumas formas, o perfil das atividades pode variar desde o repouso completo, onde a bola esta fora de jogo, até nos sprints em alta velocidade, passando ainda por trotes leves, deslocamentos para trás e laterais, saltar, chutar, podendo a intensidade do esforço ser alterada em qualquer instante. O objetivo do estudo foi avaliar o nível de aptidão física e comparar a diferença entre as posições do futsal dos atletas masculino sub 17 do município de Campo Mourão. Este estudo tende ao auxilio nos treinamento característico do futsal, visando melhoras em relação ao meio desportivo, cientifico e acadêmico.
Metodologia
O presente estudo baseou-se na natureza quantitativa com caráter descritiva. A população desta pesquisa foram os atletas de futsal sub-17 do município de Campo Mourão-PR. A amostra foram o numero de atletas do gênero masculino que estavam presente nos dias de teste com idades entre 15 a 17 anos e que concordaram em participar da pesquisa. Os participantes foram sujeitos a duas sessões de testes para a estimativa da capacidade aeróbia, agilidade e potência muscular de membros inferiores. Na primeira sessão foi aplicado testes para avaliar a agilidade e verificar o nível de potência de membros inferiores dos atletas, na segunda sessão, realizado em um intervalo de 72 horas os atletas foram sujeitos a realizar o teste de Yo-Yo Intermittent recovery Test-level I. Foi utilizada a estatística básica descritiva representada por meios de gráfico para apresentação dos dados.
Resultados
Os resultados apresentados no gráfico 1 mostraram o seguinte valores do VO2máx obtidos através do teste de Yo-Yo Intermittent recovery Test-level 1. Os jogadores na posição de ala obtiveram um maior consumo, em média de 49,4 ml.kg.min, em seguida os jogadores da posição de fixo com 46,64 ml.kg.min, já os pivôs apresentaram um resultado de 44,96 ml.kg.min, os goleiros apresentaram um consumo um pouco abaixo dos pivôs com um resultado de 43, 7 ml.kg.min, média em geral de 46,6 ml.kg.min dos atletas sub-17. O VO2máx teve diferenças um tanto quanto significante comparado entre os alas com o melhor média de 49,4 ml.kg.min e os pivôs com o menor valor resultando uma média de 44,96 ml.kg.min diferença essa visto que ambos são jogadores de linha. De fato, foi um resultado surpreendente, nada na literatura foi encontrado para que justifica-se esse resultado entre os jogadores de linha, porém o goleiro foi de acordo com a hipótese inicial que teriam resultados valores inferiores aos atletas de linha. Os resultados apresentados no gráfico 2 mostraram os seguintes valores no teste de potência de membros inferiores obtidos através do teste de salto horizontal. A média geral dos saltos foi de 2,22 metros, os fixos tiveram um maior resultado em média sobre o salto cerca de 2,30 metros, seguindo dos goleiros com uma média de 2,27 metros, os alas apresentaram um resultado de 2,25 metros seguido dos pivôs com a menos média de 1,96 metros. Os resultados apresentados no gráfico 3 mostraram os seguintes valores no teste de agilidade. Em média, os fixos obtiveram o menor resultado de 9,25 segundos, em seguida os alas com um resultado de 9,66 segundos, já os goleiros apresentaram um resultado de 10,41 segundos, os pivôs apresentaram o maior resultado em média de 10,74 segundos um resultado de 10,41segundos, em média geral das posições tivemos um resultado de 9,98 segundos dos atletas sub-17. Resultado inesperado, visto que os goleiros sejam mais ágeis que um jogador de linha
Considerações Finais
Os resultados obtidos foram contra o esperado. Contrariando a hipótese inicial, pois acreditava se que os goleiros apresentariam menor agilidade e VO2máx comparados as demais posições de linha, porém com um nível de potência membros inferiores maiores que as posições de linha no futsal. Este estudo indica que são relevantes os resultados de acordo com a característica da posição de jogo, além de apontar que os pivôs tiveram um desempenho abaixo das demais posições de jogo.