Introdução e Objetivo

A construção civil brasileira vem passando por um processo de mudanças e melhorias consideráveis. ainda mais em um ambiente  de grave crise econômica  e competitividade em alta, os ganhos com tempo e economia tornam as estruturas pré-fabricadas cada dia mais em evidencia.

O sistema construtivo pré-fabricado em concreto proporcionou um grande avanço no sentido de facilidade no gerenciamento da obra, que possibilita um orçamento mais real, um cronograma mais previsível e uma obra com menos desperdícios de matérias e tempo, e financeiramente esse processo construtivo pode economizar recursos que variam  entre 15% e 20%.

Metodologia

Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica em livros, artigos, revistas e na internet que abordavam os temas dos serviços executados no estudo de casos, englobando as novas tecnologias de fundações pré-fabricadas, e seus benefícios para a engenharia civil.

Resultados

A história da industrialização de construções em alvenaria estrutural começou no Brasil, na década de 60, e foi sendo qualificada, e consolidada a cada ano, com a evolução da tecnologia, das máquinas e ferramentas que hoje são utilizadas a fins duradouros e lucrativos de cada produção.

A pré- fabricação significa apenas que partes da edificação são pré-moldadas em usinas fora do canteiro, para serem montadas depois na obra, como se o conceito inicial de uma estrutura moldada no local fosse obtido novamente. O sistema construtivo tem suas próprias características, as quais para uma maior ou menor influência no layout da estrutura, largura do vão, sistemas de estabilidade, etc. Para conseguir melhores resultados o projeto devera, desde o início, respeitar as demandas específicas e particulares estruturais dos sistemas construtivos pré-moldados.

Com este método construtivo e com o aperfeiçoamento dos cálculos, tornou-se possível realizar construções de grandes portes, estruturas altas e de vários padrões. O uso de concreto pré-moldado em edificações está amplamente relacionado a uma forma de construção econômica, durável, de total segurança e versatilidade arquitetônica, pois as empresas e indústrias de pré-fabricados estão cada vez mais se esforçando para atender aos pedidos da sociedade, como por exemplo: economia, durabilidade, eficiência.

A fabricação e os processos das estruturas pré-fabricadas são feitos por escalas, como, preparo da armadura, execução e montagem de formas, preparo e lançamento do concreto, acabamentos do concreto arquitetônico, entre outros tipos de produção.

Sabe-se a partir das pesquisas que comparado aos métodos de construções tradicionais e outros materiais de construção, os sistemas pré-fabricados, como método construtivo, e o concreto, como material, têm muitas características positivas e muitas vantagens, tais como:

Possui um maior potencial econômico, a produção feita na fabrica para depois ser levado ao local de obra, também possibilita processos de produção mais eficientes e racionais, maior desempenho estrutural, maior durabilidade, este processo também permite uma maior adaptabilidade para possíveis intervenções nas estruturas futuramente, isto tudo faz do método de construção com pré-moldados uma excelente opção para obras de engenharia civil, o que explica em grande parte o aumento expressivo destas obras que temos acompanhado principalmente nas grandes cidades.

Considerações Finais

Ao abranger novas tecnologias o pré-fabricado é considerado uma forma extremamente mais ágil na edificação de construções de grandes portes como shopping centers, edifícios que precisam oferecer rápido retorno e a melhor relação custo/benefício. A solução garante rapidez e facilidade de manutenção, além de acentuada versatilidade, permite uma melhor gestão do projeto, reduz custos indiretos e de difícil contabilização, além de a obra ficar mais limpa e menos nociva ao meio ambiente.