Introdução e Objetivo
A acupuntura é uma prática milenar que previne e trata doenças por meio do equilíbrio do Qi (energia). Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) a ansiedade e estresse são vistos como uma desarmonia entre o corpo e a mente causado por um desequilíbrio da energia vital. Os níveis de estresse e ansiedade podem ser verificados por meio de dosagem de cortisol (hormônio do estresse). Geralmente a população que sofre desses transtornos opta pelos tratamentos convencionais, como é o caso dos medicamentos ansiolíticos, entretanto, estes podem acarretar dependência medicamentosa. Por outro lado, os tratamentos com a MTC não apresentam efeitos colaterais, e a acupuntura, vem sendo indicada pela Organização Mundial da Saúde como forma tratamento complementar. Neste contexto, o presente trabalho teve por finalidade tratar indivíduos com ansiedade e estresse por meio da acupuntura sistêmica e verificar a eficácia do tratamento por meio de análise de dosagem de cortisol.
Metodologia
Vinte indivíduos com sintomas de ansiedade e estresse foram submetidos a um questionário padronizado (ESCLA HAD - avaliação do nível de ansiedade da UNESP). Os que obtiveram pontuação acima de 12 (15 indivíduos) realizaram o exame de dosagem de cortisol sanguíneo pelo método de eletroquimioluminescência em um laboratório da cidade de Campo Mourão, PR. Destes, 4 apresentaram níveis de cortisol alterados e realizaram o tratamento com acupuntura. Na primeira sessão, responderam informações como queixas, dores e observou-se língua e pulso. O tratamento consistiu em 10 sessões de acupuntura sistêmica uma vez por semana nos pontos: R3, C7, E25, E36, P7, IG4, F3, PC7, BP3, T4 e Yintang. Após o tratamento os pacientes realizaram novamente a dosagem de cortisol. Os dados foram tabelados e analisados no programa Excel®. Este trabalho foi aprovado pelo Comitê Permanente de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humano da Faculdade Integrado de Campo Mourão, PR, sob (CAAE) nº 55918516.5.0000.0092.
Resultados
Foi possível detectar a eficácia no tratamento de ansiedade e estresse através da acupuntura em 100% dos pacientes atendidos. O paciente 1 antes do tratamento apresentava-se com o valor de cortisol de 16,2µg/dL, após o tratamento o mesmo obteve 8,2 µg/dL, abaixando o seu nível de cortisol em 49,4% e retornando o seu nível hormonal para dentro dos valores de referência para o período vespertino que o mesmo coletou o sangue (2,0 - 14,5 µg/dL). O paciente 2 apresentava-se inicialmente com o valor de cortisol de 22,9 µg/dL, após o tratamento o mesmo obteve 16,36 µg/dL, abaixando o seu nível de cortisol em 28,56% e retornando o seu nível hormonal para dentro dos valores de referência para o período matutino de coleta de sangue (6,7 - 22,6 µg/dL). O paciente 3 apresentava-se inicialmente com o valor de cortisol de 22,87 µg/dL, após o tratamento o mesmo obteve 9,4 µg/dL, abaixando o seu nível de cortisol em 58,9% e retornando o seu nível hormonal para dentro dos valores de referência para o período matutino de coleta de sangue (6,7 - 22,6 µg/dL). O paciente 4 apresentava-se inicialmente com o valor de cortisol de 24,28 µg/dL, após o tratamento o mesmo obteve 24,02 µg/dL, abaixando o seu nível de cortisol em 1,1%, entretanto, o seu nível hormonal permaneceu fora dos valores de referência para o período matutino de coleta de sangue (2,0 - 14,5 µg/dL). Em relação aos dados coletados na anamnese, foi possível verificar que todos apresentaram na queixa principal a ansiedade e o estresse o qual é um dos critérios de inclusão do estudo. Todos os pacientes apresentaram alterações na ponta da língua, local no qual indica alteração energética no coração, segundo a MTC. Destacam-se também os resultados de insônia e emoções como preocupação, com enfoque nos relatos de dores musculares associados ao baço/pâncreas. É importante destacar ainda, que todos os pacientes apresentaram na pulsologia excesso de energia no coração o qual é o órgão alvo para esse tipo de distúrbio.
Considerações Finais
Sabendo que o estresse e ansiedade possui ligação com os níveis de cortisol, nesse trabalho foi possível observar a melhora dos níveis de cortisol dos pacientes após o tratamento, sugerindo a eficácia de tratamento com acupuntura em patologias como ansiedade e estresse.