Introdução e Objetivo

João da Gama Filgueiras Lima, o Lelé, nasceu em 1932 no Rio de Janeiro. Formou-se em arquitetura, na Universidade do Brasil, em 1955. Suas obras são conhecidas por exibirem técnicas construtivas inovadoras, apuro estético e grande alcance social, além da forte relação com clima, conforto e inovações humanas e práticas. Seus projetos são racionais e tecnológicos.

A Residência JSN, projetada para José Da Silva Netto, está localizada no setor de Chácaras do Lago Sul, em Brasília – DF, tendo uma área total construída de 1.809,12m². É basicamente dividida em três setores: residência, bloco de serviços e área de lazer.

Após ser feita uma análise da residência, procurou-se explorar suas diretrizes construtivas, principalmente em relação ao conforto térmico, observando se esta adota as diretrizes e normas recomendadas na NBR 02:135.07-001:2003 e outras.

Metodologia

Para elaborar esta pesquisa, classificada como exploratória, foram analisados artigos, dissertações, sites oficiais e normas técnicas, finalizando com uma análise da obra arquitetônica.

Resultados

As varandas tem largura de, aproximadamente, 2,5 metros. No pavimento superior,na fachada leste, que recebe o sol da manhã, não tem aberturas (empena cega). A fachada norte, que é a principal, recebe insolação o dia todo, mas seu efeito é bloqueado pelo recuos das varandas. Na oeste, é onde está a piscina e os brises solei móveis (que controlam a incidência solar, de acordo com as necessidades do dia). A suíte principal recebe mais luz natural e ventilação cruzada, já que se estende de uma fachada à outra. O pavimento térreo é sombreado pelo superior, exceto uma pequena parte da área se serviços que é descoberta. Os materiais de acabamento são: tábua corrida, concreto, vidro, mármore branco e brises.

Brasília está localizada na Zona Bioclimática Brasileira 4. As recomendações construtivas são: Resfriamento evaporativo, que se dá na residência através da vegetação abundante; inércia térmica para resfriamento ou aquecimento, onde o concreto faz esse papel, devido a sua massa térmica, absorvendo calor durante o dia, assim a residência tem pouca oscilação na temperatura durante o período, e devolvendo o calor aos ambientes durante a noite, quando as temperaturas são menores; ventilação seletiva, onde ocorre nesta o direcionamento dos ventos, uma segunda função para os brises, aberturas das janelas e paredes; aquecimento solar, que na residência se dá indiretamente, pois mesmo com as fachadas envidraçadas e voltadas a norte, não recebem sol direto, já que são recuadas; Aberturas, as recomendadas para esta zona são as médias e sombreadas, mas a residência possui portas grandes e sombreadas. A suíte recebe ventilação cruzada; através dos brises pode-se controlar a quantidade e a direção nos ventos dentro da edificação, mantendo um ambiente mais agradável.

Considerações Finais

A residência JSN atende as diretrizes construtivas recomendadas, exceto a recomendação para aberturas médias, que se justifica em outras diretrizes (aquecimento solar e ventilação seletiva). O conforto era uma das prioridades do arquiteto Lelé em todos os projetos propostos por ele.