Introdução e Objetivo
O presente trabalho refere-se a uma pesquisa inicial na área de alfabetização dos anos iniciais do Ensino Fundamental em que destacamos o uso dos gêneros textuais, especificamente o gênero conto, como uma das possibilidades para o desenvolvimento da escrita e da leitura, observando a correlação entre a alfabetização e o letramento e a viabilidade deste trabalho a partir do uso deste gênero. O trabalho com o conto tem por objetivo levar os alunos à compreensão da função social da escrita, bem como o reconhecimento deste gênero textual, suas características e usos, além de desenvolver a escrita lógica, coerente e com sequencia de pensamento.
Metodologia
O estudo foi desenvolvido em uma abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico; para tal realizamos revisão bibliográfica de materiais das áreas da Educação e da Psicologia. A literatura consultada vai ao encontro da teoria histórico-cultural, baseada em Vygotsky e seus colaboradores que apontam a linguagem como signo mediador para o desenvolvimento do pensamento e da formação humana, que considera a aprendizagem e o desenvolvimento da criança atrelados e resultado do contato com os múltiplos contextos nos quais ela esteja inserida, sendo, por assim dizer um ser social e histórico. Abordamos o trabalho com alfabetização tendo como ponto de partida o gênero textual conto, trabalhando não só a leitura e a escrita, mas também percepções, análises e críticas, de forma que o contato com a linguagem ali impressa não sirva apenas para a decodificação, mas que permita o desenvolvimento de ideias e de conceitos por parte do aluno. Para isto, utilizamos como texto principal o conto Cinderela.
Resultados
A escola contemporânea, embora sob novas teorias pedagógicas, ainda carrega marcas das antigas concepções de ensino, sendo possível perceber nas práticas pedagógicas resquícios de linhas tradicionais, que desconsideram os saberes e culturas extra-escolares impressos pelos alunos, saberes estes que são ativamente apreendidos e produzidos, porém não desvencilhados dos conhecimentos científicos. Sendo assim, em se tratando de alfabetização, devemos considerar o contato da criança com as diferentes linguagens, em seus variados meios, no intuito de se desenvolver o trabalho de escrita e de leitura a partir de práticas reais da língua. Para isto, apresentamos como uma das possibilidades, o uso dos contos, na intenção de que, ao utilizar textos do cotidiano dos alunos, estes possam reconhecer a funcionalidade da escrita além dos muros escolares, com vistas a levá-lo a uma compreensão de mundo expresso na escrita, além de estimular a imaginação e levá-los a locais, tempos e culturas distantes da sua realidade, sendo de grande relevância para seu conhecimento, assim como para a valorização da cultura. As práticas de leitura dos diferentes gêneros textuais, em consonância com o trabalho de escrita, permitem o reconhecimento das palavras, das funções da escrita enquanto registro, com multiplicidade de sentidos, destinos, conceitos e ideologias, além da ortografia. Neste sentido, podemos indicar como alguns resultados desta pesquisa que ao iniciar a escolarização no ensino fundamental, a criança já possui alguns conhecimentos sobre a escrita que são na maioria das vezes ignoradas pela escola. A escola, por sua vez busca trabalhar com uma concepção de alfabetização de que escrever trata-se primeiramente de um movimento motor, haja vista tantos exercícios de repetição, e posteriormente de um movimento cognitivo. Contudo, as teorias estudadas apontam exatamente o contrário, isto é, que o processo de ler e escrever consiste num movimento cognitivo, no qual se considera as relações do aluno com o mundo escrito, mesmo fora dos ambientes escolares, já que este não se limita à ela; e os meios que servirão como signos mediadores para o desenvolvimento de seu conhecimento e de sua aprendizagem. Apontamos também, no trabalho com os gêneros, a relevância em se considerar no momento da alfabetização a correlação no desenvolvimento das práticas de escrita e leitura com o letramento, observando que estes não se dão de forma fragmentada, mas em conjunto e interdependência.
Considerações Finais
A pesquisa proporcionou uma análise reflexiva sobre as dificuldades enfrentadas na escola no que tange ao processo ensino-aprendizagem, e a partir disto, analisamos novas possibilidades de trabalho que possam fornecer subsídios para a atuação do professor em sala de aula, ao mesmo passo que tal reflexão nos permitiu avaliar nossos conceitos, conhecimentos e ações educacionais para que não reproduzamos determinadas práticas, mas que, ao contrário, possamos vislumbrar novas formas de ensino.