Introdução e Objetivo
Na construção civil, o concreto é um material muito utilizado, pois é resistente à compressão, além de ser moldado com facilidade. Possui baixo custo, durabilidade e resistência a água. Contudo, suas características variam em relação a tração e compressão. Essas características podem sem melhoradas com a utilização da protensão.
A protensão consiste em aplicar tensões ao concreto, por meio de cabos de aço altamente resistentes, apoiados no próprio concreto, visando melhorar o comportamento quando submetido a condições de carga. A laje protendida possibilita vãos entre 5 m e 15 m de distância entre os pilares. Não necessita de escoramento, e diminui deformações e fissuras, resultando em aumento da capacidade de carga.
Este trabalho tem por objetivo a revisão bibliográfica ressaltando as características e vantagens na utilização da laje protendida, que vem resolvendo problemas de deformações na construção civil.
Metodologia
Este trabalho inicia-se com uma pesquisa bibliográfica, permitindo conhecer o que já se estudou sobre o assunto, através de levantamento de referências teóricas já analisadas e publicadas por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, páginas de web. Portanto, este trabalho trata-se de um estudo descritivo que tem o objetivo de conhecer e interpretar o assunto exposto.
Com base nos conhecimentos adquiridos através da pesquisa, buscou-se expor de maneira clara e objetiva as características e vantagens da laje protendida.
Resultados
Com a realização da pesquisa, foi possível identificar algumas vantagens com a utilização da laje protendida, sendo elas: redução de tensões de tração, economia de aço e concreto, resistência e comportamento estrutural melhorado, deformações completamente eliminadas. Permite a utilização de vãos maiores por reduzir o número de pilares e também a redução da espessura da laje e de escoramento.
O concreto utilizado no sistema de protensão apresenta uma resistência maior a compressão, entre 30 a 40 MPa, enquanto que o concreto armado apresenta uma resistência na ordem de 15 a 20 MPa. Já o aço utilizado na proteção é de alta resistência, na ordem de 2000 MPa, possuindo resistência maior que o aço normalmente utilizado em estruturas convencionais que apresentam resistência de 250 a 600 MPa. Desta forma, a laje protendida apresenta boa resistência a inúmeras necessidades.
Quando se busca eliminação das deformações, melhor aproveitamento da altura, vãos maiores ou redução do peso próprio, a utilização da laje protendida é viável. Ao se comparar todos os recursos para execução, as vantagens são maiores em relação ao sistema convencional de concreto armado.
Considerações Finais
Estruturas de concreto protendido são utilizadas com o objetivo de suprimir as tensões de tração sofridas pelo concreto, melhorando seu comportamento e resistência quando submetido a condições de carga. Algumas características, como, diminuição das deformações, estrutura mais econômica e eliminação das fissuras tornam a laje protendida cada vez mais presente na construção civil.