Introdução e Objetivo
Aflatoxinas são micotoxinas produzidas por fungos do gênero Aspergillus. Desde sua descoberta, o estudo de micotoxinas vem ganhando importância mundial. A grande maioria das micotoxicoses apresentam características essencialmente subclínicas, cujas alterações dificilmente são percebidas na inspeção animal. Esta tendência é confirmada na medida que diversos alimentos contaminados com baixas concentrações de micotoxinas são amplamente utilizadas na alimentação animal. O costume errôneo em fornecer girassol como única ou principal fonte de alimentação, revela alta incidência de contaminação por micotoxinas presentes no mesmo; tornando-se uma das principais causas de intoxicações observadas em psitacídeos. O objetivo deste estudo foi o de relacionar a intoxicação de psitacídeos através da ingestão frequente de Helianthus annuss, conhecido popularmente como girassol.
Metodologia
O estudo foi realizado através da revisão bibliográfica da literatura disponível relacionada com intoxicações mais comuns em psitacídeos, nutrição animal, sinais clínicos causados por micotoxinas e clínica de animais silvestres. Para a coleta de dados foi utilizado levantamento eletrônico de artigos nacionais indexados na base de dados SCIELO, produzidos por autores e estudiosos das áreas de patologia, nutrição animal e animais silvestres.
Resultados
O Helianthus annuus conhecido como girassol, é largamente difundido na alimentação de psitacídeos em razão da elevada palatabilidade e do valor nutritivo. No entanto, vem se mostrando de grande importância na clínica aviária, em decorrência do excesso de calorias, além de apresentar contaminação por alguns fungos, principalmente do gênero Aspergillus, especificamente pelas espécies A. flavus e A. fumigatus que, por produzirem micotoxinas, tornam-se uma das principais causas de intoxicações observadas na medicina aviária. Estas micotoxinas são consideradas carcinogênicas, estando comumente associadas ao aparecimento de neoplasias hepáticas. O potencial carcinogênico das micotoxinas depende da ingestão crônica de alimentos contaminados, e inicialmente determinam degeneração e fibrose hepática, com nódulos de regeneração, hiperplasia ductal, esteatohepatite, podendo progredir para uma neoplasia. Estas toxinas são termoestáveis, seu desenvolvimento e formação em alimentos são dependentes de uma série de fatores, principalmente daqueles relacionados à umidade maior que 85%, temperatura entre 8ºC e 42ºC, presença de oxigênio e à constituição do substrato. O acúmulo desta toxina no organismo da ave depende da dose e da frequência com que é ingerida. Para desintoxicação, a ave demora em torno de quatro meses para eliminar todas as micotoxinas. A aflatoxicose é causada pela ingestão da micotoxina produzida pelo fungo, quando em situações favoráveis ao mesmo; é frequente em psitacídeos mantidos como aves de companhia que recebem dietas exclusivamente de grãos e sementes. Entre os efeitos tóxicos causados pela aflatoxina, a supressão do sistema imunológico e consequentemente a diminuição da resistência a outras enfermidades, tem sido relevante, isto é resultante de danos causados ao sistema reticuloendotelial. Já a aspergilose é uma doença fúngica causada pela inalação do fungo ou parte deste, sendo secundária e favorecida por debilidade, imunodepressão e por manejo inadequado. Pode apresentar as formas aguda e crônica. A forma aguda é induzida pela inalação de grande concentração de conídios e caracterizada por severos surtos de mortalidade e morbidade, principalmente, em aves jovens. A forma crônica incide normalmente nas aves mais velhas apresentando um curso clínico de semanas a meses, induzida por condições de imunossupressão. É predominantemente uma doença respiratória, mas pode apresentar uma forma ocular, nervosa, e com menos frequência à forma cutânea.
Considerações Finais
A falta de conhecimento dos requerimentos nutricionais tem levado à erros de manejo e alta incidência de deficiência nutricional. Uma ave mal nutrida apresenta diminuição da capacidade imunológica, sendo mais susceptível a infecções. Dietas comerciais são o meio mais seguro de alimentar aves pois garantem boa digestibilidade e consumo balanceado de nutrientes essenciais.