Introdução e Objetivo

A iniciação esportiva vem se tornando um dos principais pontos de discussão no esporte atualmente. Atletas, pais de possíveis futuros atletas, profissionais de Educação Física e demais profissionais envolvidos na área, apresentam opiniões muitas vezes divergentes sobre esta temática, fazendo com que inúmeros questionamentos surjam a partir disto. Questões como qual a idade ideal para ingressar no esporte, quando se especializar e até em que ponto esta especialização, muitas vezes prematura, seria positiva para a criança, são as principais dúvidas abrangendo o assunto. Desta forma, o presente artigo tem como objetivo geral analisar a concepção de técnicos de futsal a respeito da iniciação esportiva e especialização precoce, e para isso, apresenta como objetivos específicos: compreender o processo de iniciação esportiva; estabelecer pontos positivos e negativos acerca da especialização precoce e verificar o momento indicado para a iniciação no esporte de acordo com técnicos. 

Metodologia

A pesquisa realizada é caracterizada como qualitativa, do tipo descritiva. A pesquisa qualitativa se preocupa com aspectos da realidade que não podem ser quantificados, centrando-se na compreensão e explicação da dinâmica das relações sociais. A população foi composta por Técnicos de Futsal atuantes em municípios Paranaenses, enquanto a amostra foi composta por 06 Técnicos atuantes no município de Mamborê, PR, e 01 técnico atuante no município de Janiópolis, PR. Foi utilizado como instrumento para coleta de dados um questionário composto por cinco questões abertas, o qual foi respondido de maneira individual durante uma entrevista com os Profissionais. A partir das informações obtidas, foi realizada a análise qualitativa descritiva.

Resultados

Quando questionados sobre a idade indicada para o início de crianças no esporte, dos sete participantes da pesquisa, três deles afirmaram depender da modalidade escolhida, do nível de capacidade motora e do ritmo de aprendizagem de cada criança. Dois deles afirmaram ser a partir dos 10 anos de idade. Um participante afirmou ser aos 08 anos e um participante afirmou que o ideal seria aos 06, 07 anos, dependendo de como será realizada a iniciação. Quanto ao método de ensino predominante durante os treinos, dos sete participantes da pesquisa, cinco deles afirmaram fazer uso dos métodos Global, Parcial e Lúdico, dependendo da categoria, faixa estaria, objetivo e nível de desenvolvimento físico/ técnico, dando ênfase à forma lúdica e mini jogos ao trabalhar com crianças. Um participante afirmou utilizar o método lúdico e um participante afirmou fazer uso do método Analítico-Global. Quanto a satisfação dos alunos em relação aos treinos, três participantes afirmaram que a maioria dos alunos demonstra prazer ao realizar as atividades, mas alguns demonstram falta de vontade ao executar determinados fundamentos; um participante afirmou que depende do treino, exercícios propostos, motivação e objetivo de cada aluno; um participante afirmou que todos participam por livre arbítrio, pois não há pressão de alto rendimento e um participante afirmou que a satisfação dos alunos é clara, já que a dedicação, o interesse e o prazer na prática esportiva são considerados fundamentais para o desenvolvimento dos mesmos. Quanto a sua opinião sobre a iniciação esportiva precoce, cinco participantes afirmaram depender da forma como é trabalhada: se possuir ênfase no método lúdico será positiva, já se o foco for performance a criança poderá se frustrar. Dois participantes afirmaram ser essencial para o aluno aprender a ter responsabilidade, companheirismo, educação e integração. Quanto a cobrança pelos pais em relação ao desempenho de seus filhos durante os treinos, três participantes afirmaram não haver cobrança por parte dos pais, mas sim pelo próprio atleta de acordo com suas possibilidades e desenvolvimento. Dois deles afirmaram ser alta, pois os pais sempre esperam mais do que os filhos podem apresentar. Cabe aos técnicos conversar com os atletas para que isto não os prejudique. E dois deles afirmaram que a maioria dos pais incentiva seus filhos, no entanto alguns exageram na cobrança, prejudicando-os muitas vezes devido à forte pressão.

Considerações Finais

Ao final deste artigo, foi possível concluir que, em média, a iniciação esportiva acontece a partir dos 06 anos de idade, devendo priorizar atividades lúdicas, condizentes com cada faixa etária e nível de habilidade, e que proporcionem a execução de variados gestos motores. Já a especialização esportiva é indicada somente após a vivência de demais modalidades e maior controle psicológico, ressaltando ainda que, se realizada prematuramente ou de maneira errônea, pode gerar efeitos negativos.