Introdução e Objetivo

O concreto é produzido pela mistura de quatro materiais, sendo eles o agregado miúdo, agregado graúdo, cimento e água, sendo os dois últimos, essenciais na resistência final do concreto. A qualidade do concreto está diretamente relacionada com o fator Água / Cimento (A/C). Essa relação é muito importante, pois a quantidade de água tem grande influencia na resistência do concreto.

Geralmente, o fator água/cimento está em torno de 0,4 – 0,7. Por exemplo, se uso 100kg de cimento e 50kg de água, tenho uma relação água/cimento de 0.5. Se o concreto estiver 0,3 ficará muito difícil de trabalhar, se estiver 0,8 ficará muito fraco. Porém não é só isso, o excesso de água aumenta a retração do concreto depois de seco que causará mais fissuras. Os objetivos são analisar a influência da quantidade de água na resistência mecânica do concreto, observando a durabilidade, impermeabilidade, trabalhabilidade, porosidade.

Metodologia

A metodologia desenvolvida no estudo em questão, resumiu-se primeiramente ao levantamento bibliográfico profundo por meio de análise de artigos científicos e normas técnicas. Nesta fase, coletou-se informações que estivessem próximas a realidade do universo da engenharia e da relação com a resistência do concreto em função relação água/cimento.

Resultados

Observou-se que a durabilidade e a qualidade do concreto está diretamente relacionada com o fator água/cimento estabelecido no projeto para o traço que se deseja utilizar e consequentemente para a resistência que se deseja obter.

De acordo com Carlos E. S. Tango (IPT – Divisão de Eng. Civil), utilizando um exemplo de Collepardi, a menor relação água/cimento capaz de proporcionar uma hidratação completa do concreto é a de 0,42 em um sistema fechado.

Quanto à qualidade da água empregada, esta é de fundamental importância principalmente no concreto armado, onde a presença de cloretos pode provocar corrosões importantes das armaduras.

Além da água de amassamento o problema da utilização de águas não potáveis torna-se grave na cura dos concreto, devido à sua constante renovação.

 

Considerações Finais

 

Com isso pode-se concluir que o fator água/cimento é de uma importância imensurável para o nível de resistência do concreto e para a vida útil das edificações, sendo necessária, a verificação da necessidade de um concreto mais resistente ou mais poroso, ainda na fase de projeto. Nota-se que a maior influência do fator água/cimento é na resistência que o concreto terá, pois quanto menor a quantidade de água, mais concentrado e forte será o concreto.