Introdução e Objetivo

A construção civil vem se modernizando e trazendo opções mais econômicas e práticas. A utilização de materiais pré-fabricados torna a construção muito mais ágil e é a realidade adotada em grande parte do mundo, principalmente nos países mais desenvolvidos, que constroem com qualidade e rapidez estruturas que há algum tempo não eram possíveis.

Entre estruturas de concreto pré-fabricado e pré-moldado existem algumas diferenças, e é importante dar atenção a isto na hora de escolher a forma ideal para sua construção.

Esta pesquisa abordará e demonstrará os diferentes sistemas construtivos em concreto pré-moldado e pré-fabricado já consagrados no mercado e amplamente utilizados na construção civil.

Metodologia

O método do trabalho utilizado se baseou-se em estudos de caso, pesquisas em campo, livros, apostilas, internet e teses de domínio público que apresentam de forma satisfatória assuntos relevantes ao tema proposto para essa pesquisa.

Resultados

De acordo com a norma brasileira de Projeto e Execução de Estruturas de Concreto Pré- moldado (ABNT NBR9062/2006). A fabricação e os processos das estruturas pré-fabricadas são feitos por escalas, como, preparo da armadura, execução e montagem de formas, preparo e lançamento do concreto, acabamentos do concreto arquitetônico, entre outros tipos de produção. Isso tudo com a ajuda e o desenvolvimento da tecnologia, novos sistemas, cálculos mais amplos e específicos e os processos construtivos. Sabe-se a partir das pesquisas que comparado aos métodos de construções tradicionais e outros materiais de construção, os sistemas pré-fabricados, como método construtivo, e o concreto, como material, têm muitas características positivas, tais como:

- Possui um maior potencial econômico;

- A produção feita na fábrica para depois ser levado ao local de obra, possibilita    processos de produção mais eficientes e racionais;

- Maior desempenho estrutural;

 - Maior durabilidade;

- Uso altamente potencializado e otimizado dos materiais.

Embora tratem-se de expressões similares, a grande diferença destes dois tipos de peças está na sua qualidade. De acordo com a NBR 9062, a definição de concreto pré-moldado é de um elemento produzido fora do local na qual será definitivamente empregado. O controle de qualidade acerca deste concreto é menos rigoroso, devendo ser inspecionado por pessoal capacitado do próprio construtor ou proprietário.

Já o concreto pré-fabricado, que também é definido por um material confeccionado externamente, mas de forma industrial, atende a padrões mais rigorosos de controle de qualidade, sendo avaliado em várias etapas de sua fabricação, além de armazenamento, transporte e utilização final. Para garantir a qualidade deste material, ele deve ser registrado, constando na documentação informações referentes à identificação, data, tipo de concreto e aço empregados e assinaturas de profissionais responsáveis da garantia de qualidade do produto.

 

Considerações Finais

Conclui-se, que com o método de estruturas pré-moldadas, as construções se tornaram mais “acessíveis”. O mercado de trabalho impõe prazos para as obras de todos os tipos, e com a rapidez deste método consegue-se alcançar os objetivos dentro dos prazos estipulados, com confiabilidade aos clientes.