Introdução e Objetivo
Praticar atividade física é de suma importância para saúde, tendo em vista, que grande parte da população possui esse conhecimento, entretanto os motivos pelos quais inúmeras pessoas a praticam ainda é variado. Convém lembrar que o efeito benéfico de um estilo de vida ativo é significante na manutenção da capacidade funcional e da autonomia física, podendo minimizar a degeneração provocada pelo envelhecimento, e assim, propiciar uma melhoria geral na saúde e qualidade de vida. Os exercícios físicos podem beneficiar positivamente o desempenho intelectual, o raciocínio, a velocidade de reação, o convívio social, entre outros. Portanto, o objetivo do estudo foi compreender a principal motivação para prática de ginástica e analisar a média geral referente a motivação, o estudo foi realizado através de aulas aplicadas a um grupo de mulheres, em uma academia na cidade de Campo Mourão-PR, no ano de 2015.
Metodologia
Foram sujeitas 8 mulheres com idades entre 19 e 34 anos para realização da pesquisa, utilizando o Inventario de motivação para o exercício físico de Markland & Inglendew (EMI – 2). A pesquisa foi proposta a ser respondida de forma individual para um grupo de mulheres praticantes de aulas de ginástica, em uma academia na cidade de Campo Mourão – PR, durante a primeira semana do mês de outubro de 2015, baseada na estatística descritiva.
Resultados
Para maioria das alunas praticantes de ginástica, os motivos psicológicos destacaram-se, segundo valores obtidos atráves do questionario, com a média de (3,65), seguido por motivos estéticos(3,12), condição fisica (3,4), saúde (2,66) e em ultima posição motivos inter-pessoais (2,13). Entende-se que motivos psicológicos destacaram-se devido aos modelos de aulas, que possuem as características de realização em grupo, interação aluno/aluno e Aluno/Professor que gera um ambiente interativo e acolhedor. Não sendo a única forma de explicar os resultados, porém, a mais viável referente aos tipos de aula oferecidas na academia e ao público que respondeu o questionário. Em segundo, motivos estéticos são destacados também, sendo que fazerm parte de um dos objetivos mais idealizados principalmente pelo público feminino, onde tem uma cobrança maior, comparando-as a modelos corporais pré-definidos pela sociedade, onde buscam atividades que lhe proporcionem tais resultados, juntamente com o bem estar e motivação a prática. São inúmeros os aspectos a serem analisados, porém, temos uma pequena base para discussão com os dois primeiros destaques do questionário, sendo que são também várias pontos que interferiram nos resultados: o local que fora aplicado o questionario, a relação do pequeno grupo de praticantes, os tipos de aula, o perfil das alunas, etc.
Considerações Finais
Não somente as melhoras físicas são percebidas, mas inúmeros estudos mostram os benefícios psicológicos que a atividade física proporciona. Precisamos buscar as principais váriaveis que motivam as pessoas a pratica-las, a fim de investir nestes pontos e trabalhar para que o número de praticantes aumente. Sendo assim, nos resta investigar cada vez mais os principais motivos que levam as pessoas as mais variadas práticas.