Introdução e Objetivo
O ensino de biologia no ensino fundamental e médio na maioria das escolas consiste em memorizar uma grande quantidade de informações sobre diversas características morfológicas do reino Animalia. A classe Insecta é a mais diversa e abundante do filo dos artrópodes. Um método eficaz de aprendizagem para este conteúdo é a confecção de um insetário, onde a aproximação dos alunos com os espécimes capturados facilitará o aprendizado e tornará as aulas mais dinâmicas. A incrustação de insetos em resina é um excelente recurso didático, pois se trata de um material permanente, de fácil transporte e ainda possibilita um melhor manuseio do material biológico pelos discentes. O objetivo do presente estudo foi apresentar a técnica de incrustação de insetos em resina de poliéster cristal, como ferramenta didática nas aulas de zoologia de invertebrado tal como auxiliar o professor e os alunos na observação das estruturas dos insetos capturados facilitando os estudos e a identificação dos espécimes.
Metodologia
Durante a coleta dos insetos, os mesmos foram selecionados, mortos por asfixia e ajeitados sobre uma placa de isopor com ajuda de alfinetes entomológicos, com o objetivo de deixá-los com a posição mais natural possível. Após todos os insetos estarem secos, houve a preparação dos moldes com tamanhos variados de acordo com as dimensões do animal. Com a ajuda de um pincel, foi aplicado vaselina na parte interna dos moldes, em seguida, 22 ml de resina de poliéster cristal foi homogeneizada com uma gota de monômetro de estireno e três gotas do catalizador MAC. Após 24 horas de secagem, os insetos foram embutidos na resina por onde permaneceram por sete dias para secagem completa. Para finalizar, foi utilizada uma lixa de fina gramatura e pólio com massa de polir nº 2.
Resultados
O Presente trabalho é resultado de um projeto de ensino. Percebeu-se que a resina de poliéster cristal forma uma camada protetora em torno dos insetos, possibilitando a conservação permanente dos espécimes capturados. Esse material permite a observação de todas as estruturas macroscópicas, e a manipulação dos diversos tipos de insetos. É um excelente material didático, pode ser utilizado pelo professor de Ciências e biologia em sala de aula com a disciplina de zoologia, apresentando os insetos para cada aluno observar as estruturas, se possível fazer perguntas sobre os tipos de estruturas observadas, portanto esse material didático irá enriquecer o conhecimento dos alunos sobre a classe Insecta.
Considerações Finais
Os modelos e ferramentas didáticas possuem um papel fundamental na formação e aprendizagem do discente. O insetário em resina de poliéster cristal é um ótimo recurso de estudo e visualização das características dos insetos, pois a partir dele, os alunos aprenderão a importância de cada espécie, seja ela um inseto vetor de doença, uma praga florestal ou um inseto polinizador. Está técnica ampliará o conhecimento dos alunos, tornará as aulas de Ciências e Biologia mais interessantes e dinâmicas.