Introdução e Objetivo
A velhice é uma etapa da vida em que ocorrem transformações, como modificações na composição do corpo, diminuição do peso, da altura, da densidade mineral óssea, nas necessidades energéticas e no metabolismo, devido a uma vida sedentária e ao decréscimo da massa muscular. Com o envelhecimento, o conteúdo de gordura corporal aumenta, fazendo com que a massa isenta de gordura diminua. Muito dessas alterações podem ser atribuídas ao aumento da ingestão alimentar, à diminuição da atividade física e à redução da capacidade do organismo em mobilizar gordura. O presente trabalho tem como objetivo geral identificar a importância do acompanhamento do personal trainer durante o treinamento de força para a diminuição da pressão arterial dos idosos, e como objetivos específicos, verificar se o treinamento de força traz melhoras ao desempenho das atividades dos idosos, aperfeiçoar o conhecimento relacionado ao envelhecimento, verificar os cuidados necessários para o bem estar da população idosa.
Metodologia
A pesquisa é caracterizada como um estudo de caso, onde se busca reunir informações detalhadas e sistemáticas sobre um fenômeno. Tendo um voluntario participante.
Para a coleta de dados foi utilizado uma entrevista semi-estruturada. Essa entrevista pode ser concebida como um processo de interação social, verbal e não verbal, que ocorre face a face, entre um pesquisador, que tem um objetivo previamente definido, e um entrevistado que, supostamente, possui a informação que possibilita estudar o fenômeno em pauta, e cuja mediação ocorre, principalmente, por meio da linguagem.
A pesquisa teve inicio com a apresentação do trabalho ao personal trainer em seguida será agendada a entrevista com o mesmo um dia e horário mais adequado a rotina do profissional.
Resultados
O presente capítulo trata da descrição dos dados e discussão dos resultados, coletados a partir da pesquisa qualitativa e semi-estruturada que objetivou verificar como se da a importância do acompanhamento do personal trainer durante o treinamento de força para idosos. Conforme as respostas dadas pelo entrevistado em relação a possuir idosos na sua academia e qual a quantidade, ele relatou que possui 14 idosos no total, sendo assim na segunda pergunta sobre se algum desses clientes procurou seus serviços para um tratamento de diminuição da pressão arterial, ele coloca que apenas 2 desses, não exatamente para tratamento da pressão mais um controle através da pratica das atividades visando um todo. Já na seguinte pergunta sobre qual os relatos positivos trazidos por esse grupo de idosos em relação ao início da pratica das atividades físicas ele relatou que a satisfação dos clientes são muito boas por trazer uma grande melhora nas atividades diárias, na disposição do dia-a-dia e também no bem-estar. continuando com a entrevista foi perguntado a ele quais os cuidados necessários que ele procura ter com os idosos durante o treino, ele então propôs que nada mais interessante que um postura correta, uma carga de acordo com o andamento das atividades e claro respeitando o limite de cada um e também a intensidade dos exercícios. Na ultima pergunta feita a ele foi sobre qual a importância do acompanhamento do personal trainer durante a realização dos exercícios, então ele mencionou primeiramente para a correção dos movimentos para que assim evite lesões nesse púbico que encontra-se numa fase em que a musculatura é mais frágil, também citou a periodização em relação a volume e intensidade.
Muitas modificações ocorrem com o envelhecimento fazendo com que o organismo funcione de maneira diferenciada, o corpo torna-se menos flexível, os movimentos são mais lentos com a perda da agilidade, as articulações perdem mobilidade e elasticidade, os ossos ficam mais fracos, ocorre uma deterioração do aparelho bronco-pulmonar, com comprometimento de todo o sistema respiratório, fazendo com que o indivíduo se sinta mais limitado.
O nosso papel como profissional de Educação Física é intervir nesse processo de envelhecimento, contribuindo com a prescrição de uma atividade física sadia e segura, fazendo com que os idosos envelheçam de maneira mais saudável, tornando-os menos dependentes, retardando o envelhecimento, possibilitando-lhes uma melhora na sua qualidade de vida.
Considerações Finais
Portanto, conclui-se que é de extrema importância o acompanhamento de um Profissional capacitado durante a atividade física realizada pelo idoso, pois nessa fase exige muito cuidado, atenção e comprometimento, pois o organismo da pessoa idosa encontra-se frágil, sujeito a risco de lesões. Contudo cabe aos profissionais de Educação Física se especializar no atendimento de tal demanda que cada vez mais busca por melhoria em sua qualidade de vida se configurando como um ótimo campo de trabalho.